Tribuna Ribeirão
Política

Sancionada lei de ‘adoção de ruas’

ALFREDO RISK/ARQUIVO

O prefeito Duarte Noguei­ra (PSDB) sancionou a lei nú­mero 14.521, autorizando a iniciativa privada a adotar ruas de Ribeirão Preto desde que realize o plantio de árvores e faça a manutenção das vias públicas. Em troca, a empresa poderá fazer a divulgação de sua marca no local, algo que já acontece com os canteiros cen­trais das avenidas.

O projeto de Marcos Papa (Cidadania) havia sido aprova­do na Câmara de Vereadores na sessão de 19 de novembro. A sanção foi publicada no Diá­rio Oficial do Município desta terça-feira, 15 de dezembro. Estabelece que a empresa par­ceira do município “terá o di­reito de instalar publicidade no local ou fora deste em dimen­sões e materiais compatíveis com o projeto paisagístico”.

Portanto, sem prejuízo ao aspecto urbanístico e com a aprovação das secretarias mu­nicipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas. Os padrões da publicidade serão definidos na regulamentação da lei, que ainda será feita pela prefeitura de Ribeirão Preto.

A cidade já conta com le­gislação sobre adoção de locais públicos para arborização. En­tretanto, a lei em vigor estabe­lece este tipo de ação apenas em áreas verdes, parques, jardins, praças públicas, rotatórias e canteiros centrais de avenidas. Marcos Papa quer que ruas sem nenhuma ou poucas árvo­res possam ser arborizadas.

Papa destaca que o proje­to de lei foi elaborado através de contribuições do Grupo Técnico do Fórum de Inova­ções Urbanas e Sustentabili­dade e faz parte de uma das soluções apresentadas pelo Plano de Ação 2020-2030 do Programa Ribeirão -3º, que pretende unir ONGs, empre­sas, comunidade acadêmica, poder público e a sociedade civil para tornar a área urba­na 30% mais verde até 2030.

Segundo a justificativa da proposta, o plantio de árvores nas cidades beneficia a todos e deve ser considerado como questão de saúde pública. Por isso a importância da amplia­ção do Programa Verde Ci­dade, que tem a participação das secretarias municipais do Meio Ambiente e de Planeja­mento e Gestão Pública.

A Coordenadoria de Lim­peza Urbana (CLU) infor­mou ao Tribuna que trabalha com parcerias público-priva­das (PPPs) para a revitaliza­ção dos principais parques da cidade. “Por meio do programa Verde Cidade, os parques Tom Jobim, Doutor Luis Carlos Raya (Jardim Botânico)e, mais recente­mente, o Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali (Curupira) fo­ram recuperados com a ajuda de empresas”.

A Coordenadoria de Lim­peza Urbana informa ainda que “além dos parques, 20 praças em diferentes bairros de Ribeirão Preto também são contempladas pelo pro­grama. Inúmeros canteiros centrais de avenidas também são mantidos pelo programa”, afirma por meio de nota.

Postagens relacionadas

Legislativo ‘cobra’ extensão de auxílio

Redação 1

Centro racial é inaugurado

William Teodoro

Governo tenta impedir greve

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com