Em média, as quatorze ambulâncias do Serviço Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Ribeirão Preto atendem cem ocorrências/dia, que vão de acidentes de trânsito a pessoas que “passam mal” e recorrem ao popular serviço telefônico 192. Não estão incluídas neste total as transferências de pacientes das Unidades de Saúde para os hospitais e nem os atendimentos feitos pelo Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (Grau) do Corpo de Bombeiros (Ver texto nesta página).
Só para se ter uma idéia da demanda, entre janeiro e o dia 10 de novembro deste ano foram atendidos 31.655 emergências. Uma média diária de cem resgates. Para atender tantas solicitações o Samu trabalha ininterruptamente e conta com duzentos e nove profissionais, duas motos e quatorze viaturas.
Do total de viaturas, doze são de suporte básico e duas de suporte avançado. Na verdade, duas verdadeiras Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) composta por motorista, equipe de enfermagem e médico emergencialista. O serviço também atende os 26 municípios que compõem a Departamento Regional de Saúde (DRS XIII).
Segundo o coordenador regional do Samu, o médico Élvio Antônio Pinotti Neto, para conseguir maior agilidade e rapidez no atendimento os profissionais trabalham de forma sincronizada e se comunicam o tempo todo com as equipes que estão nas ruas. “Trabalhamos diariamente para diminuir o tempo de resposta aos usuários”, afirma.
Em média, o tempo entre o acionamento do Samu até a chegada da viatura ao local é de 15 minutos nos casos considerados graves. Nos não urgentes ele pode ser de até uma hora.
Élvio explica também que um dos desafios do Samu é diminuir o número de trotes que o serviço recebe. De janeiro a novembro o total de telefonemas recebidos totalizou 353.068 ligações sendo que cerca de 4%, ou seja, 12.234 eram trotes.
Uma das ações neste sentido é o trabalho de conscientização da população mostrando que, ao fazer uma ligação deste tipo, a pessoa acaba prejudicando o atendimento de quem realmente está precisando. “Essa conscientização é muito importante”, garante.
Como funciona
O Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência atende em qualquer lugar. Para isso, conta com o suporte das Centrais de Regulação que têm um papel indispensável para o resultado do atendimento. O pedido do socorro é feito por chamada gratuita, para o telefone 192.
A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
O médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local. Ou de acordo com a gravidade do caso, envia uma Unidade de Terapia Intensiva Móvel, com médico e enfermeiro. Quando o caso exige equipe especializada como, por exemplo, para retirada da vítima do veículo acidentado o resgate do Corpo de Bombeiros é acionado.
Bombeiros atenderam 263 ocorrências
O Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (Grau), do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto já realizou este ano – período de janeiro a 13 de novembro -, duzentos e sessenta e três atendimentos emergenciais. As ocorrências foram de acidente pessoal, parada cardiorrespiratória, acidente de trânsito com pessoas presas às ferragens e incêndios com vítimas.
Em Ribeirão Preto o Grupo possui uma viatura, um médico e um enfermeiro e é acionado pelo telefone 193 da Central de Operações do Bombeiro Militar (Cobom). Neste período, a Central também recebeu 95.527 ligações sendo que destas, 3.736 foram trotes realizados por adultos, e 1.903 realizados por crianças.
Vale lembrar que a Central de Operações do Bombeiro Militar é como se fosse o coração do Batalhão de Bombeiros. É por meio dela que todas as ocorrências são registradas e as devidas providências pertinentes são tomadas. O serviço de socorro do Corpo de Bombeiros não é ligado ao Samu, mas existem propostas para que os serviços passem a ser interligados.
Na capital paulista, existem cinco bases terrestres do serviço. No interior do Estado elas estão localizadas nas cidades de São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.
Projeto Samuzinho quer conscientizar crianças e adolescentes
Em Ribeirão Preto um projeto desenvolvido pelo município tem como meta instruir crianças sobre as medidas necessárias para socorrer uma pessoa em situação de risco, enquanto a ambulância não chega. É destinado a crianças na faixa etária de 8 a 13 anos.
As aulas são realizadas uma vez por semana, durante um ano, e ministradas por médicos e enfermeiros do Samu de Ribeirão Preto, em vários locais diferentes como a base do Serviço, no Corpo de Bombeiros, e no Setor de Regulação da Secretaria da Saúde. Durante esse tempo, os alunos aprendem sobre cidadania, o que é o SUS, e tudo sobre primeiros socorros.
Durante o curso as crianças recebem informações sobre o uso correto do 192, noções de cidadania, como agir quando se deparar com quadros de crise convulsiva, desmaio, hemorragias, queimaduras, choques elétricos, acidentes com animais peçonhentos, entre outros. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3977 9175 ou 3977-9176.
Os números do SAMU
ATENDIMENTOS REALIZADOS
Janeiro…………………………. 1.685
Fevereiro………………………. 2.979
Março………………………….. 3.446
Abril…………………………….. 3.293
Maio…………………………….. 3.444
Junho………………………….. 3.185
Julho……………………………. 3.073
Agosto…………………………. 3.092
Setembro……………………… 3.173
Outubro………………………… 3.280
Novembro (até o dia 10)…………1.005
Total…………………………..31.655
LIGAÇÕES RECEBIDAS até 10 de novembro
Solicitações verdadeiras………………..340.834
Trotes…………………………12.234
Total…………………………353.068
Total de profissionais ………………..209
Veículos
14 unidades de suporte básica
02 unidades de suporte avançada
02 motos
Tempo médio de atendimento
Urgências…………….. 15 minutos
Não urgências………… até 1 hora