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Samu atende 100 chamados por dia

JF PIMENTA-ESPECIAL PARA O TRIBUNA

Em média, as quatorze ambulâncias do Serviço Aten­dimento Médico de Urgência (Samu) de Ribeirão Preto aten­dem cem ocorrências/dia, que vão de acidentes de trânsito a pessoas que “passam mal” e re­correm ao popular serviço tele­fônico 192. Não estão incluídas neste total as transferências de pacientes das Unidades de Saú­de para os hospitais e nem os atendimentos feitos pelo Gru­po de Resgate e Atenção às Ur­gências e Emergências (Grau) do Corpo de Bombeiros (Ver texto nesta página).

Central do Samu: duzentos e nove profissionais trabalham para que o atendimento seja eficiente

Só para se ter uma idéia da demanda, entre janeiro e o dia 10 de novembro deste ano foram atendidos 31.655 emergências. Uma média diária de cem resgates. Para atender tantas solicitações o Samu trabalha ininterrupta­mente e conta com duzentos e nove profissionais, duas motos e quatorze viaturas.

Do total de viaturas, doze são de suporte básico e duas de suporte avançado. Na ver­dade, duas verdadeiras Unida­des de Tratamento Intensivo (UTI) composta por moto­rista, equipe de enfermagem e médico emergencialista. O serviço também atende os 26 municípios que compõem a Departamento Regional de Saúde (DRS XIII).

Viaturas de suporte avançado – Ribeirão tem duas verdadeiras UTIs móveis

Segundo o coordenador re­gional do Samu, o médico Él­vio Antônio Pinotti Neto, para conseguir maior agilidade e ra­pidez no atendimento os pro­fissionais trabalham de forma sincronizada e se comunicam o tempo todo com as equipes que estão nas ruas. “Trabalha­mos diariamente para dimi­nuir o tempo de resposta aos usuários”, afirma.

Em média, o tempo entre o acionamento do Samu até a chegada da viatura ao lo­cal é de 15 minutos nos casos considerados graves. Nos não urgentes ele pode ser de até uma hora.

Élvio explica também que um dos desafios do Samu é diminuir o número de tro­tes que o serviço recebe. De janeiro a novembro o total de telefonemas recebidos to­talizou 353.068 ligações sen­do que cerca de 4%, ou seja, 12.234 eram trotes.

Segundo o coordenador regional do Samu, o médico Élvio Antônio Pinotti Neto, desafio é conscientizar a população sobre importância do serviço

Uma das ações neste senti­do é o trabalho de conscienti­zação da população mostrando que, ao fazer uma ligação deste tipo, a pessoa acaba prejudi­cando o atendimento de quem realmente está precisando. “Essa conscientização é muito importante”, garante.

Como funciona
O Serviço de Atendimen­to de Urgência e Emergência atende em qualquer lugar. Para isso, conta com o supor­te das Centrais de Regulação que têm um papel indispen­sável para o resultado do atendimento. O pedido do socorro é feito por chamada gratuita, para o telefone 192.

A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse pro­fissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimen­to orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, so­bre as primeiras ações.

O médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de en­fermagem e socorrista para o atendimento no local. Ou de acordo com a gravidade do caso, envia uma Unidade de Terapia Intensiva Móvel, com médico e enfermeiro. Quando o caso exige equipe especiali­zada como, por exemplo, para retirada da vítima do veículo acidentado o resgate do Corpo de Bombeiros é acionado.

Bombeiros atenderam 263 ocorrências
O Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (Grau), do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto já realizou este ano – período de janeiro a 13 de novembro -, duzentos e sessenta e três atendimentos emergenciais. As ocorrências foram de acidente pessoal, parada cardiorrespira­tória, acidente de trânsito com pessoas presas às ferragens e incêndios com vítimas.

Bombeiros – unidade especializada no atendimento de acidentes

Em Ribeirão Preto o Grupo possui uma viatura, um médico e um enfermeiro e é acionado pelo telefone 193 da Central de Operações do Bombeiro Militar (Cobom). Neste período, a Central também recebeu 95.527 ligações sendo que destas, 3.736 foram trotes realizados por adultos, e 1.903 reali­zados por crianças.

Vale lembrar que a Central de Operações do Bombeiro Militar é como se fosse o coração do Ba­talhão de Bombeiros. É por meio dela que todas as ocorrências são registradas e as devidas providên­cias pertinentes são tomadas. O serviço de socorro do Corpo de Bombeiros não é ligado ao Samu, mas existem propostas para que os serviços passem a ser interligados.

Na capital paulista, existem cinco bases ter­restres do serviço. No interior do Estado elas estão localizadas nas cidades de São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

Projeto Samuzinho quer conscientizar crianças e adolescentes
Em Ribeirão Preto um projeto desenvolvido pelo município tem como meta instruir crianças sobre as medidas necessárias para socorrer uma pessoa em situação de risco, enquanto a ambu­lância não chega. É destinado a crianças na faixa etária de 8 a 13 anos.

As aulas são realizadas uma vez por semana, durante um ano, e ministradas por médicos e enfermeiros do Samu de Ribeirão Preto, em vários locais diferentes como a base do Serviço, no Corpo de Bombeiros, e no Setor de Regulação da Secre­taria da Saúde. Durante esse tempo, os alunos aprendem sobre cidadania, o que é o SUS, e tudo sobre primeiros socorros.

Durante o curso as crianças recebem infor­mações sobre o uso correto do 192, noções de cidadania, como agir quando se deparar com quadros de crise convulsiva, desmaio, hemorra­gias, queimaduras, choques elétricos, acidentes com animais peçonhentos, entre outros. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3977 9175 ou 3977-9176.

Os números do SAMU
ATENDIMENTOS REALIZADOS
Janeiro…………………………. 1.685
Fevereiro………………………. 2.979
Março………………………….. 3.446
Abril…………………………….. 3.293
Maio…………………………….. 3.444
Junho………………………….. 3.185
Julho……………………………. 3.073
Agosto…………………………. 3.092
Setembro……………………… 3.173
Outubro………………………… 3.280
Novembro (até o dia 10)…………1.005
Total…………………………..31.655
LIGAÇÕES RECEBIDAS até 10 de novembro
Solicitações verdadeiras………………..340.834
Trotes…………………………12.234
Total…………………………353.068
Total de profissionais ………………..209
Veículos
14 unidades de suporte básica
02 unidades de suporte avançada
02 motos
Tempo médio de atendimento
Urgências…………….. 15 minutos
Não urgências………… até 1 hora

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