Tribuna Ribeirão
Turismo

Sampa não é só selva de pedra

JOSÉ CORDEIRO

Para muitos ela é assus­tadora, principalmente para quem é do interior e não gos­ta de aglomerações. São Pau­lo é a oitava cidade mais po­pulosa do planeta e sua região metropolitana possui mais de 21 milhões de habitantes. É a 10ª maior aglomeração ur­bana do mundo. Mas é pos­sível aproveitar a natureza em Sampa. É o que promete o Polo de Ecoturismo. São vários locais com propostas diferentes para aproveitar o período de lazer em família com as crianças e amigos.

O Tribuna Ribeirão traz algumas atrações de destaque do Polo, mas a recomendação é entrar em contato com cada um para confirmar datas e horário de funcionamento. Portanto, quando for a São Paulo, além dos atrativos de uma cidade cosmopolita, você pode ver o verde na Sel­va de Pedras.

Selva SP
Um parque de aventura natural com cachoeira, corre­deira em rio, esportes aquáti­cos como rafting e boia cross, stand up paddle, tirolesa e trilhas em meio a muito ver­de. O local possui estrutura e atividades para quem quiser passar o dia todo, com diver­são e segurança nas experiên­cias. Tem pacotes e combos com desconto.

Site: https://www.selvasp.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/selvasp_/
Telefones: (11) 9.4703- 9638 (WhatsApp) ou (11) 9.4701-7138
Endereço: Estrada do Ca­pivari, 5.005 – Engenheiro Marsilac

Borboletário de São Paulo
Primeiro borboletário da cidade de São Paulo e um dos maiores do Brasil, o local tem cerca de mil borboletas de quase 20 espécies, com es­trutura para os visitantes co­nhecerem todas as fases desse inseto.

Conheça as etapas do crescimento da borboleta – JOSE CORDEIRO/ SPTURIS

Também possui atrativos como labirinto de 300 metros quadrados feitos com plan­tas, piscina de lama, passeio de caiaque, oficina de circo e de foguete, pesca esportiva, mini golfe e trilhas na mata.

Site: https://borboletario­desaopaulo.com.br/
Funcionamento: sábados e domingos de janeiro (7, 8, 14, 15, 21, 22, 28 e 29), além do feriado do ani­versário de São Paulo, em 25/01, das 10h às 16h.
Telefone: (11) 2908-1025 (WhatsApp) – a recomen­dação é confirmar a aber­tura do local na véspera
Endereço: Estrada da Pon­te Alta, 4.300 – Engenheiro Marsilac

The Roça Park
Um sítio localizado em plena cidade de São Paulo que oferece diversão para toda a família, com pacotes que incluem passeio de tra­tor, de charrete, burro e je­gue, trilha, café da manhã e almoço à vontade, além de transporte a partir dos termi­nais de ônibus Campo Limpo e Varginha.

Roça Park, opção de turismo rural em Sampa – DANIEL DEÁK/ SPTURIS

Opção de turismo ecoló­gico e familiar que permite o contato com a natureza, aprendizagem sobre cultivo de produtos orgânicos e con­vívio com animais.
Instagram: https://www. instagram.com/therocapark/
Funcionamento: a partir de 14 de janeiro de 2023, abrirá todo fim de semana
Telefone: (11) 95486-5807
Endereço: Rua Isabel Bue­no 215 – Parelheiros

Propriedades Rurais
A região do Polo de Eco­turismo também tem pro­priedades que oferecem ex­periências para os visitantes conhecerem produção agro­ecológica e de turismo co­munitário, onde é possível saborear alimentos orgânicos diretamente do produtor.

Eco Jusa recebe visitantes para conhecer produção agroecológica – JOSE CORDEIRO/ SPTURIS

As produções são peque­nas e sustentáveis, mostrando a preocupação com a nature­za e o manejo do solo, além de gerar renda para a popu­lação da região, valorizar a cultura local e transmitir co­nhecimentos de agroecologia e permacultura.

Cerca de 15 propriedades fazem parte do projeto Aco­lhendo em Parelheiros, como a Eco Jusa, Planta Feliz, Re­canto dos Pereiras e outros. Confira mais sobre a iniciati­va e a lista de locais no site: http://acolhendosp.com.br.

Parques Municipais Naturais
A região do Polo de Eco­turismo tem Parques Munici­pais Naturais (PNMs) como o Jaceguava, Itaim, Varginha e Bororé, que oferecem ati­vidades de lazer, educação ambiental e turismo, assim como recebem pesquisado­res. Todos possuem parqui­nhos com brinquedos feitos de produtos naturais, como troncos de árvores.

No PNM Jaceguava, por exemplo, o destaque é a Tri­lha do Saci, com 2 km de extensão, na qual é possí­vel vivenciar algo singular: a transição entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado. O parque também permite avis­tar a Represa Guarapiranga, importante no abastecimento para a metrópole, com acesso a um mirante.

Brinquedos naturalizados montados nos PNMs – DANIEL DEÁK/ SPTURIS

Já no PNM Varginha exis­tem atrações como a Trilha do Içá com mirante, lago, parqui­nho infantil, pista para bici­cleta, biblioteca, academia da terceira idade e píer na mar­gem da represa Billings para contemplação da paisagem.

Ficam abertos todos os dias, das 8h às 17h, mas terão horários diferenciados nos feriados de Natal (24 e 25/12) e Ano Novo (31/12 e 01/01) e recomenda-se consultar o funcionamento nos sites.

PNM Itaim:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secre­tarias/meio_ambiente/unid_de_conservacao/index.php?p=42075

PNMJaceguava:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secre­tarias/meio_ambiente/unid_de_conservacao/index.php?p=42076

PNMVarginha
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secre­tarias/meio_ambiente/unid_de_conservacao/index.php?p=42077

PNMBororé
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secre­tarias/meio_ambiente/unid_de_conservacao/index.php?p=42074

Vai de Roteiro – Polo de Ecoturismo
Uma das formas de conhecer o Polo de Ecoturismo de São Paulo é por meio do programa “Vai de Roteiro”. O programa é uma iniciativa da prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, que oferece opções de passeio pela cidade e para o Polo.

É um passeio gratuito de dia todo, com ônibus, e a cada saída será realizado um roteiro diferente, permitindo explorar as principais atrações do território. Em alguns casos, há custos à parte como entrada nos locais ou refeição. As reservas deverão ser feitas pela plataforma: https://www.sympla.com.br/produtor/turismoprefsp.

Central de Informação Turística
Para quem prefere ir de forma independente, a Central de Informação Turística do Polo é um ponto de encontro e de acesso à oferta turística da região. Além de folhetos e materiais promocionais, profissionais qualificados estão à disposição para dar informações sobre todas as atrações.

A CIT fica da avenida Senador Teotônio Vilela, 8.000, em frente ao Terminal Varginha. Funciona todos os dias da semana, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Mais informações estão disponíveis no site eco.cidadedesaopaulo.com
· Instagram @polodeecoturismosp
· Youtube @polodeecoturismosp
· TikTok @polodeecoturismosp
· Facebook @polodeecoturismosp

Postagens relacionadas

Socorro – Socorro Férias de julho na serra paulista

Redação 1

Um novo Brasil por meio do turismo

Redação 1

Retomada do setor – Aposta será no turismo doméstico

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com