Funcionário da prefeitura de Ribeirão Preto há 22 anos, lotado na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Pública, Fred RP tem no samba sua essência musical. Eleito em 2004 o “Cidadão do Samba” da cidade, já compôs mais de 15 obras para o carnaval de Sertãozinho e mais de 20 para o de Jardinópolis, além de vários enredos de escolas campeãs dos desfiles ribeirão-pretanos.
No carnaval de 2018, Fred RP vai representar a cidade no desfile de Niterói, Rio de Janeiro, com o samba-enredo “Largo da Batalha: Um Berço de Sambista”, para a escola Garra de Ouro. Também são autores Gegê Fernandes, Davi Barreto, Ivan da Wanda e Sidinei Ribeiro. A música fala dos sambistas que contribuíram para formar a cidade fluminense e seus bairros.
“Esta é a primeira vez, em 20 anos, que participo do carnaval no Estado do Rio de Janeiro, através da escola Garra de Ouro. Além disso, tenho outro trabalho que vai estar no Rio de Janeiro: a marchinha do PP, que compus para o bloco Quer?? Toma!”, diz Fred RP. Sorte dele emplacar um samba-enredo fora dos limites do município, porque em Ribeirão Preto não haverá desfile de escolas.
Ribeirão Preto não tem desfiles de escolas de samba desde o carnaval de 2013. A agremiação Embaixadores dos Campos Elíseos foi tricampeã naquele ano com o enredo “Na flecha do cupido, transbordando emoções, Embaixadores exalta o amor”. Além dela, já passaram pela Passarela do Samba Mestre Oscarzinho a Imperadores do Samba, Falcão de Ouro, Bambas, X9 Ribeirão-Pretana, Tradição do Ipiranga, Acadêmicos do Sudeste, Camisa 12, Camisa Preto e Branco e Nação Corinthiana.
Cadastro – A Secretaria Municipal da Cultura está convocando para inscrição os grupos de manifestações carnavalescas interessados em realizar suas atividades em fevereiro de 2018. O cadastramento é importante para que a Comissão Técnica Municipal de Carnaval identifique as demandas e faça o planejamento da logística de apoio às ações ou ocupações que poderão acontecer nessa época.
Os organizadores responsáveis pelas escolas de samba, blocos, afoxés, maracatus entre outros, que desejarem ocupar espaço público de 10 a 13 de fevereiro, deverão realizar sua inscrição por meio de formulário de cadastro on-line até terça-feira, 2 de janeiro, conforme detalhamento no site da pasta. Mais informações sobre o cadastramento também podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Cultura pelo telefone 3636-1206 ramal 207.
Em 9 de novembro, um edital de chamamento foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM). A ideia é modernizar os desfiles dos blocos carnavalescos, que nos últimos anos se multiplicaram e passaram a atrair dezenas de milhares de pessoas – em 2016, o bloco “Os Alegrões” levou mais de dez mil às ruas do Jardim Irajá. O objetivo é seguir os exemplos das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, que definiram uma série de normas para a saída dos blocos, servindo, o poder público, como um elo de ligação entre os organizadores e os patrocinadores.
Uma lei municipal recentemente aprovada permite que o fluxo de milhares de pessoas seja computado para obter recursos junto a empresas interessadas em divulgar suas marcas ou produtos. Neste ano, dez blocos saíram às ruas de Ribeirão Preto e do distrito de Bonfim Paulista, mas não há uma estimativa do público – “Os Alegrões” não desfilaram depois de anos. Para o ano que vem, a secretaria estima que os blocos possam atrair em fevereiro cerca de 100 mil pessoas. A expectativa era cadastrar até 300 promotores de vendas (como vendedores ambulantes de cerveja) para atuarem nos eventos.