Por: Adalberto Luque
A Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (SAERP) divulgou nota, na manhã desta segunda-feira (26), informando que todos os sistemas de abastecimento de água na cidade estão em operação, exceto os poços Ribeirânia IV e Jardim Zara.
A secretaria trabalhou bastante para religar dezenas de bombas que acabaram se desligando por conta da oscilação de energia ocorrida durante os incêndios em áreas de mata na região. Houve registro de falta de água em vários bairros no final de semana, mas, de acordo com o órgão responsável pelo abastecimento, a situação se normalizou.
No poço Ribeirânia IV houve um desligamento do fusível e a CPFL foi acionada. Já no poço do Jd. Zara, ocorreu um rompimento de adutora, precisando desligar o sistema para realização da manutenção da rede.
Estes dois poços operam com distribuição de água em marcha, afetando diretamente o abastecimento dos bairros Lagoinha, Ribeirânia, Nova Ribeirânia, Jd. Castelo Branco, Parque Bandeirantes, Iguatemi, Jardim Paulista, Jd. Palmares, Jd. Zara, Jd. Novo Mundo e Jd. Anhanguera, com previsão para conclusão dos serviços até às 16h.
Após a normalização do sistema no final de semana, a SAERP registrou um aumento significativo no consumo de água em todas as regiões da cidade. A empresa de abastecimento de água acredita que isso tenha ocorrido para limpeza de casas e estabelecimentos comerciais, o que causou uma queda sensível nos reservatórios.
A secretaria garante que todas as esquipes estão se empenhando a fim de manter o abastecimento para a população, além do fornecimento de caminhões pipa com prioridade para hospitais, UPA’s, escolas e creches.