Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Saerp alerta sobre consumo de água

Saerp realiza troca emergencial no poço Dom Mielle (Reprodução)

A previsão do tempo para os próximos continua sendo de clima seco, sol forte durante o dia e muito calor, com os termômetros marcando entre 35ºC e 36 graus Celsius. Com a baixa umidade relativa do ar – entre 26% e 31% – e temperaturas mais elevadas, há um consumo maior de água.

Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Saerp) vem alertando a população sobre o uso consciente do recurso, garantindo que a distribuição do abastecimento seja efetiva neste período. Dentre as principais ações, não utilizar o produto para umedecer ambientes, molhando pavimentos, paredes, quintais, dentre outros locais, abertos ou fechados

“Existem equipamentos específicos para umedecer o ambiente, usar água para essa finalidade é apenas intensificar o desperdício, aumentando o consumo, despressurizando a rede e podendo auxiliar na geração de intermitências nos pontos mais altos dos bairros”, diz o secretário Antônio Carlos de Oliveira Junior.

“Com o alto consumo de água, a pressão na rede pode diminuir, trazendo problemas para os pontos mais altos da cidade. A Saerp orienta também que todos os imóveis tenham caixas d’água com capacidade mínima de mil litros, que é suficiente para abastecer uma família com até cinco pessoas durante o dia, assegurando o abastecimento nos períodos de alto consumo.

“Com a preservação adequada e ligada aos principais pontos do imóvel, como banheiro, cozinha e lavanderia, você garante o abastecimento nos períodos de alto consumo, pois a caixa d’água fornecerá o recurso, já que o abastecimento durante o período noturno tende a se normalizar e encher novamente a caixa”, reforça o secretário.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Estado emitiram alerta laranja para a região de Ribeirão Preto devido à nova onda de calor que vai elevar as temperaturas para perto de 40 graus Celsius –é caracterizada quando as temperaturas permanecem 5°C acima da média durante período de três a cinco dias.

A umidade ideal é de 60%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), umidade relativa do ar abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência.

Nesta sexta-feira (15), assim como nos dias 1º e 14 de março, a cidade de Ribeirão Preto registrou a temperatura mais alta do ano até agora. Chegou a 36º entre 15 e 17 horas, com média de 35ºC durante toda a tarde. A sensação térmica foi ainda mais elevada, na casa dos 40ºC.

No início da primavera, no ano passado, os termômetros de rua chegaram a marcar 45ºC. Os dias mais quentes foram 26 de setembro e 14 de novembro, quando a temperatura subiu para 41 graus. A sensação térmica chegou a 43ºC, segundo os institutos de meteorologia.

O calor intenso pode provocar alguns problemas de saúde, entre eles, o risco de desidratação, insolação e o agravamento de doenças cardiorrespiratórias.  Se a pessoa estiver sem proteção contra os raios solares, até mesmo queimaduras podem ocorrer no corpo.

Entre as principais recomendações, está a de não se expor ao sol, especialmente entre os horários de dez e 17 horas, ingerir bastante líquido e usar filtro solar. Cuidado com a conservação de alimentos também deve ser observado.

Ações conscientes  contra o desperdício
– Utilizar baldes para realizar limpezas de garagens, automóveis e imóveis;
– utilizar água da máquina de lavar roupa para realizar limpezas em geral;
– utilizar a máquina de lavar roupa sempre cheia. Um ciclo desse equipamento consome, em média, 144 litros de água;
– evitar o uso de mangueira e adotar a utilização de vassouras para limpezas e de regadores para molhar plantas;
– reduzir o tempo no banho. Em apenas 5 minutos, se ensaboando com o chuveiro desligado, é possível ter uma higiene completa. 

 

Postagens relacionadas

RP já aplicou 711.244 doses

Redação 1

Jorge Jesus acerta com o Benfica e não é mais técnico do Flamengo

Redação

Oito presos fogem do Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com