Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Sábado é dia de receber a vacina

TÂNIA RÊGO/AG.BR.

A Secretaria Municipal da Saúde vai promover em 1º de julho, sábado, mais uma cam­panha de vacinação contra a gripe (influenza) e de mul­tivacinação para atualização da caderneta de vacinação de toda a população – crianças, adolescentes, adultos e idosos –, inclusive contra a covid-19. Treze salas de vacinas de Ribei­rão Preto permanecerão aber­tas, das oito às 16h30.

Todas as pessoas acima de seis meses podem ser vaci­nadas contra a gripe. “É im­portante que todas as pessoas compareçam para verificar se suas vacinas estão em dia, pois algumas vacinas preci­sam de reforços para garantir a proteção”, diz a coordenadora do Programa de Imunização, Mayra Fernanda de Oliveira.

“Além disso, frequente­mente há mudanças no calen­dário de vacinação, que as pes­soas podem desconhecer. Um exemplo importante é a vacina contra a meningite (Menin­gocócica ACWY), que está disponível para adolescentes de 11 a 14 anos e muitos ainda não procuraram as unidades de saúde para recebê-la”, expli­ca a coordenadora do Progra­ma de Imunização.

A coordenadora ressalta ainda que o sábado é uma ex­celente oportunidade para as pessoas que não conseguem comparecer às salas de vacinas durante a semana. “Muito im­portante que todos aproveitem esse momento para colocar a carteira de vacinas em dia”, emenda Mayra Fernanda.

A campanha de vacinação contra a gripe para a população acima de seis meses de idade termina nesta sexta-feira, 30 de junho, segundo orientação da pasta estadual e do Ministério da Saúde. A secretaria pede à população que compareça aos postos com salas de vacinação.

São 37 unidades de saúde na cidade. Todas as pessoas acima de seis meses podem ser vacinadas. A adesão da popu­lação à vacina contra a gripe é baixa. Segundo a secretaria, A cobertura vacinal contra a covid-19 na cidade está em 91,6% dos moradores.

O agente causador da do­ença é o vírus influenza, cujas cepas (subtipos) costumam mudar de um ano para o outro. Por isso, é importante se pro­teger dos vírus que estiverem circulando com mais intensi­dade. A vacina é composta por vírus inativados, portanto, não é capaz de induzir o desenvol­vimento da doença.

A cepa do vírus H1N1 usa­da em 2023, por exemplo, é diferente da que foi usada para produzir os imunizantes no ano passado. As pessoas com mais de 65 anos representam nove em dez óbitos e 63% das hospitalizações relacionadas à doença. A vacinação é eficaz em evitar a evolução da doença para estes quadros mais graves.

Locais de vacinação
Distrito Central
UBDS Central
Av. Jerônimo Gonçalves nº 466
UBS Campos Elíseos
Av. Saudade nº 1.452
UBS Jardim João Rossi
Av. Independência nº 4.315
Distrito Norte
UBS Ribeirão Verde
Rua João Toniolli nº 3.461
UBS Simioni
Rua Antônio Augusto
Carvalho nº 672
Distrito Leste
UBDS Castelo Branco
Rua Dom Luiz do Amaral
Mousinho nº 3.300
UBS Santa Cruz
Rua Triunfo nº 1.070
UBS Bonfim Paulista
Rua Azarias Vieira
de Almeida nº 620
UBS Jardim Juliana
Av. Doutor Marcos Antônio
Macário dos Santos nº 602
Distrito Sul
UBS Parque Ribeirão Preto
Rua Guy Saad Salomão nº 225
Centro de Referência Dr.
José Roberto Campi
Rua Abílio Sampaio nº 637
Distrito Oeste
CSE Ipiranga
Avenida Dom Pedro I nº 753
UBS Dom Mielle
Rua Cecílio Elias Seba nº 139

Postagens relacionadas

Poupança tem entrada líquida de R$ 12,8 bilhões em junho

Redação 2

Postos têm vacina contra a meningite

William Teodoro

Homem fica ferido após acidente em Bonfim Paulista

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com