Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Rumores sobre falência da Tesla amedrontam fornecedores da indústria de autos

Com os rumores crescentes de que a Tesla pode vir a declarar falência por conta do difícil ano da empresa, fornecedores da indústria de automóveis já começaram a demonstrar preocupação. Uma pesquisa levantada pela principal associação de fornecedores dos EUA foi publicada pelo Wall Street Journal, mostrando que mais de um terço dos entrevistados disse estar preocupado com a possibilidade de a Tesla declarar falência.

Pelo levantamento, oito dos 22 entrevistados estão aflitos com os atuais números da empresa e receosos com o que pode acontecer com seus negócios em relação à Tesla. Junto disso, a pesquisa ainda aponta que 18 dos 22 ainda acreditam que a companhia liderada por Elon Musk possa ser um risco financeiros para suas companhias.

A reportagem do Wall Street Journal conversou com alguns dos entrevistados. Ao todo, a associação tem 35 fornecedores para a indústria automobilística, sendo que 23 são ou já foram parceiros comerciais da Tesla. Nas conversas com esses integrantes da associação, um dos fornecedores, o qual não é identificado, informa que a Tesla não costuma pagar pelos serviços em dia. Musk confirmou o problema ao jornal, mas disse que os atrasos não acontecem por falta de dinheiro, mas porque é preciso verificar se as peças estão certas.

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Apesar dos problemas internos a expectativa da Tesla é de que a empresa consiga entregar mais das demandas atrasadas, fazendo com que as despesas se acertem.

Problemas financeiros

A Tesla enfrenta questões internas desde o início de agosto, quando a companhiadivulgou seu relatório trimestral. Ela fechou de abril a junho com a conta no vermelho, em prejuízo de US$ 717,5 milhões. Apesar disso, a empresa está vendo um aumento no número de vendas, sendo que ela passou de US$ 3,4 bilhões comercializados no primeiro trimestre para US$ 4 bilhões no segundo.

Outro fator foi a demora para conseguir bater a sua meta semanal de produção do Model 3. A ideia era de que a companhia batesse a produção de 5 mil carros do tipo por semana ainda em abril ou maio, mas atingiu o número somente em agosto.

Por fim, a mais recente polêmica financeira da Tesla foi o tweet de Elon Muskinformando que estava pensando em fechar o capital da empresa. Em post oficial, ele informou que tinha investimentos garantidos do fundo soberano Saudita para tal ação, o que elevaria as ações da empresa em 22% para US$ 420 cada.

Com isso, a Securities and Exchange Comission (SEC), órgão americano regulador da bolsa, passou a investigar a companhia — que ainda segue em momento de estudos sobre esta movimentação.

Fonte: WSJ, Canaltech

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