A Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei de Marcos Papa (Cidadania) que institui e oficializa, em Ribeirão Preto, o Programa Ruas Abertas, inspirado em projeto realizado na avenida Paulista, na cidade de São Paulo. A proposta libera, temporariamente, trechos de vias públicas para atividades de lazer, esporte e cultura, aos domingos e feriados, em horários específicos.
Em Ribeirão Preto, mesmo sem ser oficializado, desde 2019 o projeto já foi realizado cinco vezes na avenida Nove de Julho, região central da cidade, também com o nome de Ruas Abertas. Os paralelepípedos da via viraram palco de diversas atividades culturais e artísticas. Agora, o projeto de lei aprovado seguirá para análise do prefeito Duarte Nogueira (PSDB).
A tendência é que seja sancionado, já que a prefeitura foi uma das apoiadoras das edições realizadas na Nove de Julho antes da pandemia. “As calçadas de Ribeirão Preto são hostis aos pedestres e o passeio público quase não oferece opções para quem deseja sentar, descansar e socializar”, diz Papa.
“Nossa proposta auxilia na mudança desse conceito ultrapassado”, frisa o vereador Marcos Papa, também autor da lei municipal que incluiu a Semana da Mobilidade Urbana no calendário de eventos do município. A ideia é que o projeto possa ser realizado em outras regiões da cidade.