O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta terça-feira, 13 de julho, a ampliação do Programa #JuntosPelaCultura, uma parceria das secretarias de Cultura e Economia Criativa e de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, que vai destinar R$ 10,6 milhões – valor 45% maior que os R$ 7,3 milhões de 2020.
O #JuntosPela Cultura une poder público e segmentos artísticos com o objetivo de fomentar e difundir a cultura. Em 2021, as chamadas públicas passaram de oito para doze, sendo sete para municípios, quatro para artistas e uma para organizações. De um total de 853 projetos selecionados, 524 foram apresentados por 161 prefeituras, enquanto que outros 329 são de produtores culturais.
Ao todo, o programa vai beneficiar 9,6 mil artistas neste ano. Para celebrar o sucesso da iniciativa, o governo do Estado premiou 20 cidades com títulos de capitais culturais de São Paulo pela excelência na cena artística e importância dada ao setor pelas gestões municipais.
Além de Ribeirão Preto, as demais cidades homenageadas são Bertioga, Botucatu, Franco da Rocha, Ilha Solteira, Itanhaém, Itapevi, Itapira, Mairiporã, Mirante do Paranapanema, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Santa Fé do Sul, São Bento do Sapucaí, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, Serrana, Sete Barras e Ubatuba.
Todas as ações realizadas pelos municípios podem ser acessadas gratuitamente na plataforma de vídeo por demanda e de streaming #CulturaEmCasa e também no perfil @culturaemcasasp nas redes sociais. O balanço das propostas recebidas em 2021 registrou 1.573 inscrições de prefeituras; 961 de artistas e 78 de organizações – estas em seu ano de estreia.
Em 2020, foram 478 propostas de prefeituras e 687 de artistas. Entre as cidades com projetos beneficiados pelo #JuntosPelaCultura estão Barretos, Batatais, Franca, Guaíra, Jaboticabal, Mococa, Pradópolis, Ribeirão Preto, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Serrana, Sertãozinho e Taquaritinga.