Ribeirão Preto recebe neste domingo, 19 de agosto, das 12 horas às 17h30, o I Festival de Taiko Regional Centro-Oeste. O evento será na sede da Associação Nipo-Brasileira, organizadora do tradicional Festival Tanabata, com expectativa de público de aproximadamente mil pessoas. Barracas vão comercializar comidas típicas do Japão – yakisoba, sushi, sashimi, sukiyaki e outros. Onze grupos de Araraquara, Barretos, Campinas, Guatapará, Indaiatuba, Jundiaí, Monte Alto, Piracicaba, São Carlos e Sorocaba e da cidade-sede vão participar.
Entre eles está o Grupo de Taiko Yukio Yamashita, de Ribeirão Preto. Com 14 anos de história, leva adiante a tradição milenar do taiko e conceitos da cultura japonesa. É uma arte que se origina de lendas datadas da época do Japão feudal, presente no mundo todo com objetivo de divulgar suas técnicas e variações aliadas às tradições orientais.
No Brasil todo há grupos formados por jovens, independentemente de suas descendências, que participam de eventos para divulgar a arte dos tambores. O objetivo é estreitar o intercâmbio de experiências entre os grupos de taiko e a comunidade local fortalecendo ainda mais os laços de união cultural na comemoração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.
A Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto fica na rua Tereza Nomura Yamada nº 400, no Recreio das Acácias. O ingresso antecipado custa R$ 20 e dá direito a um prato de yakisoba individual, além da participação em sorteios de brindes que serão realizados durante o evento.
A imigração japonesa
O Kasato Maru, originalmente um navio russo chamado Kazan que foi utilizado como navio-hospital durante a Guerra Russo-Japonesa, foi adaptado para transportar passageiros e levou os soldados que tinham combatido na Manchúria de volta para o Japão. Em seguida, passou a ser utilizado para transporte de imigrantes japoneses para o Havaí, em 1906, e para o Peru e o México, em 1907.
Em 1908, trouxe o primeiro grupo oficial de imigrantes japoneses para o Brasil. A viagem começou no porto de Kobe e terminou 52 dias depois, no Porto de Santos, em 18 de Junho de 1908. Vieram 165 famílias (781 pessoas) que foram trabalhar nos cafezais do oeste paulista. Depois de algum tempo, Kasato Maru foi transformado em navio cargueiro e ainda voltou ao Brasil uma segunda e última vez, em 1917, transportando cargas.
Em 1942, foi requisitado pela Marinha Imperial do Japão e passou a fazer parte da esquadra japonesa na Segunda Guerra Mundial como navio cargueiro. No dia 9 de agosto de 1945, foi bombardeado por três aviões russos das 11h15 às 14h30. Afundou a seguir no mar de Bering nas águas russas próximas da Península de Kamchatka. Está atualmente submerso a uma profundidade de 18 metros e em bom estado de conservação.