Tribuna Ribeirão
Política

RP vai liberar pistas no entorno de túnel

GUILHERME SIRCILI

A prefeitura de Ribeirão Preto vai liberar, a partir das 14 horas desta quinta-feira, 1º de junho, as duas pistas da avenida Independência no entorno da obra do túnel que está sendo construído no local da antiga praça Salvador Spa­doni, sob a avenida Nove de Julho, no Jardim Sumaré, que permitirá ligação direta com as avenidas Independência e Presidente Vargas, na Zona Sul da cidade.

Com 70% dos serviços concluídos, os trabalhos con­tinuarão no canteiro central da avenida, na parte interna do túnel, que recebe os aca­bamentos finais, na praça Salvador Spadoni, que está sendo totalmente refeita, e em outros pontos da obra, como a avenida Presidente Vargas. Porém, com a im­plantação de uma capa asfál­tica provisória, o tráfego de veículos já será possível.

Com data de entrega mar­cada para setembro deste ano, pouco antes da inauguração o local ainda sofrerá uma in­terdição menor, trecho a tre­cho, para o asfaltamento final. Diariamente, cerca de 2.400 veículos passam pelo local so­mente nos horários de pico – são 5.400 durante todo o dia –, além de aproximadamente nove mil passageiros de ôni­bus, usuários do transporte coletivo urbano.

Para que a obra do túnel pu­desse sair do papel, a praça Sal­vador Spadoni foi totalmente desfeita e, nesta etapa, começa a ser reconstruída no mesmo lo­cal. Como um jardim suspenso, ela ficará em cima do túnel, que terá cerca de um terço de sua estrutura passando por baixo da área de lazer. No centro da praça, duas aberturas no chão darão vista ao túnel, que rece­berá ventilação por ali.

Túnel
A Rual Construções e Co­mércio Ltda., de São Paulo, venceu a licitação que envolve as obras de conclusão do tú­nel sob a praça Salvador Spa­doni. A empresa receberá R$ 27.185.960,56 e a previsão é que a obra seja concluída em 18 meses. O valor total inves­tido na intervenção será de R$ 30.068.952,06.

Os outros R$ 2.882.991,50 foram pagos à Contersolo Construtora, que em 2020 venceu a licitação original, mas realizou apenas 14% dos serviços antes de desistir da obra alegando inviabilidade financeira por causa do au­mento do preço de insumos como o aço. O contrato foi res­cindido unilateralmente pela administração municipal, em julho de 2021.

O valor de R$ 30.068.952,06 está R$ 10.186.252,04 ou 51,2% acima do previsto no primeiro contrato, de R$ 19.882.700,02, assinado com a Contersolo Construtora em 2020, e tam­bém supera em 17% o pre­visto no edital original, de R$ 25.706.975,99, aporte de R$ 4.361.976,07.

O túnel terá 381 metros de extensão. São 178 metros fe­chados e 203 metros de ram­pas de acesso, com 7,5 metros de largura e cinco metros de altura, além de 20 módulos (nove totalmente fechados e onze de acesso). Será ilumi­nado e terá duas claraboias de ventilação. Também terá sis­tema de combate a incêndio e drenagem de águas da chuva.

Terá nove módulos fecha­dos em toda sua extensão. O acesso ao túnel será pela ave­nida Independência com a rua Bernardino de Campos, passando por baixo da praça Salvador Spadoni e terminan­do na avenida Presidente Var­gas, entre as ruas João Pen­teado e Eliseu Guilherme, o que criará um fluxo livre com semáforos apenas na parte ex­terna do túnel.

Postagens relacionadas

INTERNET PARA TODOS – Ribeirão Preto fará parte de programa

Redação 1

PEC da 2ª instância é aprovada na CCJ

Redação 1

Obras sem conclusão somam R$ 20 bilhões no estado de SP

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com