Uma das mais disputadas competições do esporte paulista, a 63ª edição dos Jogos Regionais da 5ª Região do Estado de São Paulo será disputada em Franca, a partir de terça-feira, 16 de julho, e vai até dia 27. Com a participação de mais de 500 atletas, a delegação de Ribeirão Preto será uma das maiores da competição deste ano.
Com a conquista do terceiro lugar na edição de 2018, após dois anos fora das disputas, a delegação ribeirão-pretana participa de 47 modalidades, entre as equipes masculinas e femininas, contra 55 municípios e 5,5 mil atletas. São cerca de 300 árbitros e juízes durante os onze dias de competição.
“É um motivo de muito orgulho participar dos Jogos Regionais, uma das competições mais tradicionais e importantes do Estado de São Paulo. Estamos trabalhando há meses para oferecer a melhor infraestrutura a toda nossa delegação que irá se dedicar em cada disputa nos próximos dias”, explica o secretário de Esportes de Ribeirão Preto, Ricardo Aguiar.
Com 25 modalidades, sendo duas para atletas com deficiência (ACD), os Jogos Regionais têm como objetivo favorecer o desenvolvimento da prática esportiva nos municípios do Estado de São Paulo por meio da competição, buscando os melhores atletas ou equipes para a participação nos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni” (Jogos Abertos do Interior, os JAI).
As modalidades são atletismo, badminton, basquete, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karate, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Já para os atletas com deficiência, serão o atletismo e a natação.
Os atletas ribeirão-pretanos seguirão em grupos para a cidade sede da competição a partir do dia 16, terça-feira, saindo do Complexo Esportivo Elba de Pádua Lima (o “Tim”), a popular Cava do Bosque, de acordo com o calendário das disputas.
Quatro equipes da cidade abrem as disputas. Na parte da manhã, ainda sem horário definido, o ciclismo vai defender os títulos conquistados em 2018, nas categorias masculina e feminina. Às 14h45, o time de vôlei masculino sub-20 enfrenta Barretos.
Jogos Regionais
Os Jogos Regionais são disputados pelas representações municipais do Estado de São Paulo. Realizados anualmente no mês de julho, coincidem com as férias escolares para que as escolas possam ser utilizadas como alojamentos ou até como instalações esportivas.
Tiveram início em 1950, na cidade de Presidente Prudente, com a finalidade de revelar novos talentos. Desde aquela época, os campeonatos realizados em algumas regiões paulistas evoluíram e se tornaram eliminatórios para os Jogos Abertos do Interior.
A denominação oficial de Jogos Regionais só foi instituída em 1956. A partir de 1988, os Jogos Regionais passaram a ser realizados por regiões esportivas. Atualmente, as competições são realizadas em oito regiões esportivas dentro do Estado de São Paulo, sendo que Ribeirão Preto fica na quinta região.
A competição tem alcançado seu objetivo de promover a massificação e o intercâmbio esportivo, contando com um número cada vez maior de atletas e de municípios participantes, o que possibilita revelar um número cada vez maior de esportistas.
A 62ª edição
Em sua volta aos 62º Jogos Regionais, realizados em Matão no ano passado, depois de dois anos seguidos de ausência (2016 e 2017), os cerca de 525 atletas de Ribeirão Preto disputaram o lugar mais alto do pódio em 47 modalidades, conquistando um total de 194 medalhas, sendo 87 de ouro, 64 de prata e 43 de bronze. Na soma das conquistas, os ribeirão-pretanos trouxeram para a cidade o terceiro lugar, com 295 pontos. Araraquara ficou com o título de cidade campeã com 313 pontos, seguida por Franca, vice-campeã, com 306,5 pontos conquistados.