Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

RP vai distribuir água a ‘vulneráveis’  

Medida faz parte do Protocolo de Altas Temperaturas adotado pela Semas: Câmara vota indicação propondo que distribuição seja feita para toda a população  (Fernando Frazão/Agência Brasil)

A prefeitura de Ribeirão Preto vai distribuir água potável para os moradores em situação de rua. A medida faz parte do Protocolo de Altas Temperaturas adotado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A distribuição será feita durante a abordagem dessas pessoas.

De acordo com comunicado emitido pela prefeitura, também serão intensificadas as ações do Serviço Especializado de Abordagem Social para locomoção das pessoas que quiserem se deslocar até um dos serviços oferecidos pela secretaria para este público. A temperatura chegou a 37 graus Celsius na tarde desta quarta-feira, 20 de setembro

A Câmara de Vereadores também entrou no assunto. Votará na sessão desta quinta-feira, 21 de setembro, indicação que deverá ser encaminhada para o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) propondo que a Secretaria Municipal de Água e Esgotos (Saerp) crie pontos de distribuição gratuita de água potável espalhados pela cidade.

A indicação é de Igor Oliveira (MDB). No documento, o parlamentar afirma que a medida é necessária por causa da previsão do Instituto MEtSul Meteorologia, que indica onda de calor extremo nos próximos dias em Ribeirão Preto – deverá superar índices médios históricos, podendo chegar até aos 45 gaus Celsius na próxima semana.

Segundo o parlamentar, o objetivo é atender pessoas em situação de rua e público mais vulnerável como idosos e crianças. Os pontos escolhidos deverão ser instalados onde há maior circulação de pessoas e funcionar das 11 às 15 horas, período do dia em que a combinação entre calor excessivo e a baixa umidade relativa do ar causam mais problemas e exigem maior hidratação do organismo.

Na cidade de São Paulo, o governo estadual e a prefeitura começaram a distribuir, nesta quarta-feira (20), água potável em locais de grande circulação. A medida prossegue até domingo (24) devido à onda de calor que atinge o país. A ação é promovida pela Defesa Civil do Estado e pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em parceira com as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

Na terça-feira (19), o Sindicato dos servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis (SSM/RPGP) encaminhou ofícios a todas secretarias municipais solicitando a adoção de medidas urgentes para proteger a saúde, a segurança e a vida dos trabalhadores e a qualidade e a efetividade dos serviços prestados.

Segundo a entidade a medida é necessária diante da onda de calor que tem atingido Ribeirão Preto, chegando a ultrapassar os 35 graus. No documento o Sindicato cobra a suspensão dos serviços externos e a implementação de pausas térmicas para trabalhos internos. Nos locais de trabalho que não possuem ventilação adequada ou elementos mínimos necessários para a pausa térmica.

Nesta quinta-feira, o prefeito Duarte Nogueira se reunirá, no Centro Administrativo Prefeito José de Magalhães, com os secretários da Casa Civil, Meio Ambiente, Infraestrutura, Saerp, Coordenadoria de Defesa Civil e representantes do Corpo de Bombeiros para tratar sobre as medidas que serão adotadas a respeito as altas temperaturas, incêndios e possíveis riscos à população.

 

 

Postagens relacionadas

Projeto barra ‘dança sensual’ em escolas

Redação 1

Ministério Público eleitoral dá parecer contrário a Rodrigo Junqueira

Redação 1

Atleta mirim representará RP no Campeonato Europeu de Jiu-Jítsu 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com