Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

RP vai debater a ‘Lei do Solo’

JF PIMENTA/ARQUIVO

A Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustenta­bilidade e Mobilidade Urbana da Câmara de Ribeirão Preto realiza nesta quarta-feira, 23 de março, às 16 horas, audiência pública para debater o projeto de revisão da Lei de Parcela­mento, Uso e Ocupação do Solo, uma das peças comple­mentares ao Plano Diretor.

Aberta ao público, a reu­nião será híbrida. A população pode participar presencial­mente, no plenário Jornalista Orlando Vitaliano, no palácio Antônio Machado Sant’An­na, sede do Legislativo (ave­nida Jerônimo Gonçalves nº 1.200, Vila República), ou remotamente, por meio de plataforma virtual. Haverá transmissão, ao vivo, pela TV Câmara e nos canais oficiais – Facebook e Youtube.

O projeto foi protocola­do na Casa de Leis pelo Exe­cutivo em 25 de fevereiro. O documento com 301 artigos foi entregue ao presidente do Legislativo, Alessandro Mara­ca (MDB). A peça foi levada à Câmara pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Daniel Gobbi (PP), acom­panhado pelo secretário da Casa Civil, Ricardo Aguiar, e de seu adjunto, Rene Scatena.

O documento passa por apreciação do Legislativo para novas análises técnicas e audi­ências públicas, e em seguida, será votado pelos vereadores. O trabalho de revisão e de pro­dução dos novos textos da Lei de Parcelamento, Uso e Ocu­pação do Solo teve início em março de 2019. A prefeitura rea­lizou cerca de cinco mil horas de discussões técnicas, além de 13 audiências públicas, com mais de 600 contribuições da socie­dade, entidades de classe, asso­ciações e da população em geral.

A equipe técnica promo­veu um trabalho preciso de qualificação das sugestões, das quais couberam incorporações aos textos da lei. “A Lei de Uso e Ocupação de Solo é a mais importante do Plano Diretor. É ela que vai guiar para aon­de a cidade quer crescer e se a cidade quer crescer com qua­lidade de vida para todos os cidadãos”, diz Maraca.

Regramento da cidade
A peça complementa o Plano Diretor do município e trata de regras, parâmetros e normativos que regulam o parcelamento do solo em Ribeirão Preto na produção de loteamentos, desmembra­mentos e desdobros de gran­des áreas não urbanizadas.

Trata também das regras do uso do solo definindo “o quê” e “onde” se podem im­plantar determinadas ativida­des na cidade, tais como resi­dências, comércios, indústrias e a maneira como se relacio­nam (zoneamento urbanísti­co). Por fim, regula a ocupação do solo na cidade, definindo os gabaritos, as densidades popu­lacionais, os recuos e as taxas de ocupação dos lotes.

É uma das onze leis com­plementares do Plano Dire­tor do município, que desde 2018 estão sendo revisadas. Eram 13 na época, mas hou­ve mudanças. Entende-se que a consolidação de todos esses parâmetros traçados possi­bilitará o crescimento físico ordenado do município e o desenvolvimento social, am­biental e econômico.

A Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo é uma das principais dentre as peças com­plementares do Plano Diretor de Ribeirão Preto e já deveria ter sido aprovada pela Câma­ra e sancionada pelo prefeito em abril de 2019, segundo cronograma divulgado pela própria administração muni­cipal em abril de 2018, quan­do o tucano sancionou a revi­são do Plano Diretor.

A revisão e a atualização do Plano Diretor ocorreram após quase 23 anos de vigência da legislação anterior. Naque­le 27 de abril de 2018, Duarte Nogueira sancionou a revisão aprovada pela Câmara de Vereadores e encaminhou o cronograma de trabalho para que as legislações comple­mentares e planos setoriais de regulamentação fossem concluídos até abril de 2019.

Porém, isso não foi possí­vel. Antes, a última revisão do Plano Diretor havia sido feita quase 20 anos atrás, em 2003, com base em projeto original de 1995. O objetivo da prefei­tura era cumprir todas as eta­pas para implantação das ma­térias até abril de 2019, o que não ocorreu.

Postagens relacionadas

Aulas não voltam antes do dia 13

Redação 1

O cão Apache morre no canil da PM

Redação

Brasil tem a 17ª maior força aérea do mundo 

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com