Segundo balanço divulgado pelo “Vacinômetro”, ferramenta digital desenvolvida pela Secretaria de Comunicação em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), até as 18h20 desta terça-feira, 27 de abril, Ribeirão Preto havia aplicado 169.985 doses de vacina contra a covid-19.
Segundo o site, Ribeirão Preto recebeu mais 22.860 doses de imunizantes, saltando de 171.323 para 194.183. De acordo com a ferramenta, 109.599 pessoas já foram imunizadas (primeira dose) em Ribeirão Preto, entre profissionais da saúde, da segurança pública e da educação e idosos acima de 64 anos.
Estes “ribeirão-pretanos” representam 15,4% da população da cidade, estimada em 711.825 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, 60.386 profissionais de saúde e idosos acima de 69 anos receberam a segunda aplicação (8,5% da população).
A cidade, que na segunda-feira (26) ocupava o 349º lugar entre 645 cidades, segundo apontava o “Ranking de Vacinação”, disponível no site www.vacinaja.sp.gov.br/vacinometro (“Vacinômetro”), agora está na 348ª posição com 15,4% de cobertura vacinal em relação ao número de habitantes.
No mesmo horário, a primeira colocada era Serrana, com 29.682 pessoas imunizadas, 65% da população de 45.644 moradores. No ranking de aplicação de vacinas por doses distribuídas, Ribeirão Preto recuou da 577ª para a 583ª colocação às 18h20, com 86,4%.
A Secretaria Municipal da Saúde abre nesta quarta-feira, 28 de abril, a partir das oito horas, a etapa de aplicação da segunda dose da vacina Coronavac em idosos de 68 anos. A vacinação acontecerá em 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Ribeirão Preto. São quatro mil vagas disponíveis para esta faixa etária.
O agendamento começou na terça-feira (26) e pode ser feito no site da prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br) e pelos telefones 3977-9441 ou 3977-9442. Os acamados desta faixa etária podem receber a vacina em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).
Basta acessar o site da prefeitura e fazer o agendamento. O telefone é 3977-7111. Nos locais de vacinação (UBS’s), os idosos devem apresentar o protocolo de agendamento, algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e de que recebeu a primeira dose.
O agendamento permite a escolha do horário e em qual UBS a pessoa quer ser vacinada. A secretaria alerta ao idoso deste grupo que verifique no seu cartão de vacinação a data da primeira dose e faça o agendamento preferencialmente entre 21 a 28 dias após essa data. A aplicação da Coronavac deve necessariamente respeitar o prazo mínimo de 14 dias entre as duas doses.
Também na terça-feira, a secretaria começou a aplicar a primeira dose da vacina contra a covid-19 em 5.900 idosos de 64 anos. Também foi aberto nesta terça-feira o agendamento para a aplicação da dose de reforço da vacina de Oxford/ AstraZeneca em profissionais da saúde que receberam a primeira dose em 3 e 4 de fevereiro, na Sociedade Recreativa e de Esportes de Ribeirão Preto, na Associação de Odontoligia (Aorp) e no Centro Médico.
A vacinação acontecerá nesta quinta-feira, dia 29, a partir das oito horas, no Centro Médico do RibeirãoShopping, com entrada pelo estacionamento da avenida Presidente Vargas, no Jardim Califórnia, na Zona Sul, somente para quem agendou a imunização. O agendamento deve ser feito exclusivamente no site da prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br) a partir das 8h30.
Nos locais de vacinação (UBS’s), médicos, odontologistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, anestesistas, socorristas e afins devem apresentar o protocolo de agendamento, algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e de que recebeu a primeira dose.