Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

RP tira nota ‘A’ no mapa do Turismo

JF PIMENTA/ARQUIVO TRIBUNA

Por mais um ano, Ribei­rão Preto está classificada com a letra “A” no Mapa do Turismo Brasileiro. Na lista divulgada pelo Ministério do Turismo (MTur) na segunda­-feira, 26 de agosto, a cidade aparece entre os principais destinos turísticos do país. No Estado de São Paulo, onze foram classificados com a nota máxima. Destes, apenas quatro estão localizados no interior do Estado: Ribeirão Preto, Campinas, Campos do Jordão e Aparecida.

Os demais municípios são a capital e cidades do litoral paulista. Através do Mapa do Turismo, a cidade se apresen­ta como um destino turístico bem estruturado, capaz de induzir a expansão regional do setor. O secretário muni­cipal de Turismo, Edmilson Domingues, ressalta que o município precisa possuir di­versas qualidades para alcan­çar a classificação “A”.

“Além da infraestrutura tu­rística, o município precisa ter um órgão responsável pela pas­ta de turismo, destinar dotação para o tema na lei orçamentária anual vigente e possuir Conse­lho de Turismo do Município, além de aderir de forma espon­tânea e formal ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística”, explica.

Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões do país foram vali­dadas pela pasta e incluídas na atualização da plataforma. Nes­te ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas, a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Mu­nicipal de Turismo (Comtur).

Além da necessidade do município ter um órgão de turismo em atividade e con­selho municipal funcionan­do, o novo mapa adotou ou­tros critérios específicos para a participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir presta­dores de serviços turísticos registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Tu­rísticos (Cadastur), do Mi­nistério do Turismo.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a ca­tegorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instru­mento de acompanhamento do desempenho das econo­mias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por progra­mas do MTur, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e pro­moção dos destinos, observan­do características peculiares de demanda e vocação turística.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov. br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o municí­pio está inserido no Mapa e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o tu­rismo como política de desen­volvimento econômico e gera­ção de emprego e renda.

Postagens relacionadas

Prefeitura antecipa 50% do 13º salário 

Redação 2

Liberação de crédito a RP avança 681,3%

Redação 2

SP prorroga prazo para matrícula e rematrícula

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com