A prefeitura de Ribeirão Preto, a RP Mobi e o Consórcio PróUrbano, por meio do Programa Ribeirão Mobilidade, iniciaram nesta segunda-feira, 15 de abril, o teste de um ônibus chinês 100% elétrico e com ar condicionado para o transporte coletivo urbano.
O veículo foi apresentado às autoridades, imprensa e a população em uma volta experimental que saiu da Estação Sul (Terminal Shopping) em direção a estação Praça das Bandeiras – em frente à Catedral Metropolitana de São Sebastião.
O veículo elétrico em teste é o modelo Azure A12BR, que traz a tecnologia mais avançada de eletromobilidade para Ribeirão Preto. Desenvolvido para atender ao mercado brasileiro, este ônibus se diferencia por dispor de avançados sistemas que conferem maior conforto e acessibilidade aos usuários.
Seu exclusivo sistema de piso baixo total, sem degraus, associado a um dispositivo de ajoelhamento da suspensão, proporciona facilidade e agilidade no embarque e desembarque de passageiros. O veículo passará por teste na linha 902 – Norte-Sul 2, que liga a região Norte ao RibeirãoShopping.
“Esse ônibus tem ar condicionado, suspensão pneumática (mais silencioso), tem câmeras internas e externas, entradas para carregar celular, e também é 100% elétrico, não emitindo poluentes”, diz o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB).
“Ao longo deste teste, iremos analisar o comportamento do veículo, a durabilidade da bateria, itens de segurança e o conforto para que possamos, junto com o consórcio operador do transporte coletivo na cidade, ter as melhores informações na eventualidade do início da eletrificação da frota de ônibus de Ribeirão Preto.”
“É uma frota que caminha para ser mais sustentável e ser menos agressiva”, afirmou. O diretor superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, disse que os moradores de Ribeirão Preto vão começar a entender e usar o transporte 100% elétrico.
“Esse carro particularmente tem autonomia um pouco maior do que o veículo elétrico já está andando em Ribeirão Preto desde semana passada. A partir disso, vamos fazer os testes e comparar. A intenção é que implante esse modelo de veículo na cidade mesmo que seja de modo modesto.”
Afirmou que haverá uma comparação de autonomia como a recarga que é fundamental para que o carro não saia da linha e rode o maior tempo possível. “Então, quanto mais rodar o veículo na rua com a mesma bateria será melhor”, emenda.
“Iremos também levar em consideração que Ribeirão é uma cidade com o clima quente, e o ar condicionado terá que ser dimensionado pra atender uma quantidade maior de passageiros em um corredor de alta demanda”, acrescentou.
O ônibus elétrico produzido na China dispõe de um sistema de climatização diferenciado, que foi testado e aprovado em Cuiabá como também em Dubai durante a COP 28, e que certamente agradará a população de Ribeirão Preto, que convive naturalmente com altas temperaturas em grande parte do ano.
O sistema de ar-condicionado ecológico do Azure possui saídas de ar individuais nas laterais, sem dutos, que oferece um ambiente uniformemente climatizado em qualquer estação do ano, comodidade que é complementada por vidros com tratamento UV e isolamento térmico nas paredes do veículo.
Todos os motoristas e operadores envolvidos no teste, receberam um treinamento com foco na direção defensiva e econômica, para maximizar o desempenho do veículo, incluindo o uso correto do sistema de freios regenerativos, que pode aumentar a autonomia em até 30%, reduzindo ainda mais o custo da operação.