A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas e profissionais de altas capacidades intelectuais no país, vai realizar neste sábado, 26 de março, testes para identificar pessoas com altas habilidades (superdotadas), popularmente chamadas de “superinteligentes”. Ribeirão Preto será uma das cidades onde a testagem será realizada.
A lista traz ainda Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), São José dos Campos (SP), Campinas (SP), São Paulo (SP), Brasília (DF), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG. As avaliações são destinadas às pessoas acima de 17 anos e que estejam cursando ou que tenham formação de ensino superior. O local do teste é informado de maneira individual e privada aos inscritos.
Eles serão feitos de forma presencial, conforme determina diretriz do Conselho Federal de Psicologia (CFP), e seguem todos os protocolos de segurança sanitária. O teste não é gratuito e para se inscrever é preciso acessar o site https://mensa.org.br/admissao ou no testes@ mensa.org.br. Segundo Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Mensa Brasil, o tema altas habilidades é de suma importância para o país.
“A inteligência é ferramenta cada vez mais estratégica para o desenvolvimento e a evolução da sociedade, em todos os campos da vida humana. Por isso, precisamos identificá-la e fomentá-la no Brasil. Com isso, poderemos usar essas capacidades em benefício dos indivíduos e da humanidade”, explica Sauaia. Ele diz que o Brasil é uma potência intelectual ainda adormecida e subaproveitada.
“Temos uma das maiores populações do planeta. Cerca de 2% dos habitantes do país podem apresentar sinais de altas habilidades intelectuais, com um IQ muito acima da média, porém ainda não há um mapeamento abrangente destes indivíduos. Também faltam programas e políticas públicas adequadas para apoiá-los a se desenvolver e contribuir com o avanço da nossa sociedade”, alerta Sauaia.