O VIII Salão Internacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto, com abertura prevista para a próxima quarta-feira, 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia, com live às 20 horas, será virtual por causa da pandemia do novo coronavírus. O evento conta com o apoio cultural do RibeirãoShopping.
Neste ano, foram selecionadas 180 fotos de 122 fotógrafos classificados, de várias regiões do Brasil e também de outros países, entre menções honrosas e os três primeiros lugares de cada categoria. As imagens foram selecionadas entre 1.324 fotografias inscritas. A live de abertura vai contar com a participação de 100 dos classificados por meio da plataforma Zoom.
As 180 imagens selecionadas para o Salão Internacional poderão ser vistas na página no Facebook do organizador do evento, o Grupo Amigos da Fotografia (GAF) de Ribeirão Preto, e nos sites do Confoto (www.confoto.art.br) e Movimento das Artes (www.movimentodasartes.com.br).
Pela grande quantidade de fotos recebidas nos salões anteriores, o GAF reduziu, de quatro para duas, a quantidade de fotos por autor. “Por isso, neste ano, não temos fotos aceitas, apenas as premiadas nos primeiros lugares e as menções”, diz Elza Rossato, do Gripo Amigos da Fotografia.
São cinco categorias. Os primeiros colocados em cada uma delas serão premiados no VIII Salão Internacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto. Maurício Berndt, do Grupo Luminous de Fotografia de São Paulo (SP), levou o primeiro lugar na categoria Digital Fotoclube com a foto “Conduzindo a manada”.
O professor Antonio Carlos Tórtoro, mais conhecido como A.C. Tórtoro, do Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto, também ficou em primeiro lugar na categoria Digital Fotoclube com a imagem “Digão”. Anne Schumann, do Clube do Fotógrafo Caxias do Sul (RS), levou o prêmio na Categoria Digital – Não Foto Clubistas com “Adversidade que inspira”.
Paulo Berton, do Foto Clube Rio Preto e Branco, de São José do Rio Preto (SP), ficou em primeiro lugar na categoria Analógica – Foto Clubista com a fotografia “Meninos Peixes”. Por fim, Michell Mello, do Amazonas, levou o prêmio principal na categoria Pinhole (foto tirada com uma latinha) – Não Foto Clubista com a foto “A beira do rio – cidade Manaus”.
No ano passado, o VII Salão Internacional de Arte Fotográfica foi instalado na Casa da Cultura Juscelino Kubitschek, na praça Alto do São Bento s/ nº, no Morro do São Bento, Jardim Mosteiro, Zona Leste da cidade, com entrada franca.
O evento bateu recorde de inscrições e atraiu fotógrafos de vários países. Recebeu 1.780 imagens de celulares, analógicas e digitais, em preto e branco, coloridas e monocromáticas, de 590 pessoas que se inscreveram no evento – cada uma com três trabalhos.
Duzentos trabalhos foram selecionados e ficaram em exposição. Foram inscritas fotos de 16 Estados brasileiros e oito países da Europa. As imagens de fotoclubes, individuais e de organizadores como o Amigos da Fotografia foram divididas em votações diferentes para efeito de classificação.
Julgaram as fotos da categoria “Fotoclube” Jair Correa (artista plástico), José Francisco Pimenta (JF Pimenta, repórter fotográfico), José Mário de Souza (jornalista, editor do jornal Enfim), Mariângela Quartin (diretora de Centro Cultural), Marco Pires (proprietário da Espaço , Vídeo e Foto) e Antonio Carlos Tórtoro (educador e diretor do GAF).
Na categoria “Não Fotoclube”, participaram os jurados Clovis Quintal (professor de Fotografia), Lu Degobbi (professora e diretora do GAF), Alexandre Fabrício Pontes da Silva (da Yazigi) e Vilmar Moreno (empresário do ramo de fotografia). Ainda participaram da atividade alguns integrantes do Grupo Amigos da Fotografia, como Tórtoro, Fernanda e Francisco Ripamonte, Lu Degobbi, Elza Rossato, Claudio Spinola, Hélida Magalhães, Letícia Marques, Carlos Lagamba e Solange Moreno.
O salão exibiu imagens de todo o nosso imenso, rico e belíssimo Brasil: carros de boi em Minas Gerais, barcos no litoral de São Paulo e a arquitetura em grandes e famosas capitais, além de marinhas, paisagens gaúchas, belezas do Amazonas, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, e muitos outros Estados. Paralelamente, ocorreu uma exposição de fotos do jovem fotógrafo Rod Tórtoro, com o título “O que revela a Nikon do Rod”, uma homenagem póstuma.