A Secretaria Municipal da Educação vai disponibilizar um plantão especial para tirar dúvidas de pais, estudantes e professores sobre como funcionará o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto.
O serviço funcionará somente às segundas-feiras, até as 22 horas, na sede da pasta, na avenida Treze de Maio nº 157, Jardim Paulistano.
A Secretaria Municipal Educação atende no mesmo prédio da Companhia Habitacional Regional de Ribeirão Preto (Cohab). O plantão também atenderá outras demandas ligadas à pasta. O novo serviço deveria começar a funcionar nesta próxima segunda-feira, 1º de fevereiro, mas a pasta afirmou que a data deverá ser alterada.
O retorno das aulas presenciais está previsto para 8 de fevereiro. A secretaria informa que, desde o ano passado, trabalha no planejamento deste retorno, com organização de escolas, compra de equipamentos de produção individual (EPIs) para uso dos alunos, professores e funcionários e plano pedagógico voltado para a recuperação e reparação dos estudantes.
Em Ribeirão Preto, a presença do aluno em sala de aula é opcional. Os pais e responsáveis podem optar por manter as atividades online. O ano letivo começa em 8 de fevereiro para estudantes do ensino fundamental e em 1º de março para as crianças da educação infantil.
O ano letivo para o ensino fundamental terá 200 dias, com término previsto para 22 de dezembro. A frequência mínima nas aulas ficou determinada em 75%. Atualmente, segundo a prefeitura, a cidade tem 45.780 alunos mil matriculados nestes dois ciclos educacionais e no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A rede municipal é composta por 118 unidades escolares.
Neste primeiro momento em função das regras estabelecidas pelo Plano São Paulo de prevenção e combate a pandemia do coronavírus, as salas de aulas terão ocupação máxima de 35% de sua capacidade. Para que todos os estudantes tenham garantido o direito de participar das atividades presenciais, serão distribuídos em três grupos, sendo que cada um terá dias específicos da semana para aulas presenciais.
Entretanto, caberá aos pais ou responsáveis pelos alunos definir se desejam que seus filhos participem das aulas presenciais. Caso não desejem devem comunicar esta intenção para a Secretaria da Educação para que ela possa adotar todas as medidas para viabilizar acesso do estudante as aluas virtuais.