O maior complexo de containers do Brasil, que está sendo construído em Ribeirão Preto, está com obras em fase final. O Container Park ficará em área localizada na avenida Virgílio Soeira, paralela aos prédios do Supera Parque. O projeto integra a fase de expansão do parque tecnológico, que já teve início com a urbanização de lotes. Estão sendo construídos três pavimentos, com onze unidades empresariais de aproximadamente 150 m² cada, que serão instaladas em 42 containers, em área média de 3.600 m² construídos. O espaço segue princípios de sustentabilidade ao reaproveitar containers marítimos e tem o investimento de aproximadamente R$ 11 milhões.
As empresas que ocuparão o espaço já saíram da fase de incubação e estão instaladas no Centro de Negócios do Supera. São empreendimentos que atuam em áreas diversas, como saúde, agronegócio, biotecnologia e passarão por processo licitatório para a ocupação do complexo, até o final desse ano.
O complexo foi elaborado a partir da utilização de containers HC DRY de 40 pés. Todas as unidades empresariais serão dotadas de infraestrutura para instalação de ar-condicionado, gases, medição individualizada de energia, pontos de rede e hidráulica.
“Essas empresas deixam o Polo Tecnológico para expandirem suas ações de tecnologia nesse espaço inovador. Essa dinâmica possibilitará a liberação de área no Centro de Negócios para a instalação de novas startups, garantindo a expansão tecnológica e econômica. São aproximadamente R$ 11 milhões investidos na estrutura para apoiar a tecnologia e desenvolvimento da ciência da nossa cidade”, destacou o prefeito Duarte Nogueira, que acompanhou o andamento das obras junto ao diretor presidente do Supera Parque, Sandro Scarpelini e equipe envolvida, nessa segunda-feira, dia 14.
Supera Parque
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 78 empresas instaladas no parque, sendo: 51 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 27 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o parque estão disponíveis no site.