Neste domingo, 3 de novembro, será aplicada a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mais de 1,7 mil cidades de todo o país. O exame segue no domingo seguinte (10). A edição deste ano tem 5.095.382 inscritos em todo o país. Desses, 816.015 são do estado de São Paulo, ou 16% do total. Ribeirão Preto, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 15 de julho, tem 15.432 inscritos, 1,9% do total estadual.
A quantidade de estudantes que vão prestar o exame em Ribeirão Preto é 7,6% inferior à do ano passado, de aproximadamente 16,7 mil alunos. A maioria dos paulistas que vão participar do Enem é de mulheres: 481.610, ou 59% – são 334.404 homens, ou 41%. Neste ano, serão 10.133 locais de provas e 147.565 salas de aula, em 1.727 municípios brasileiros. Dos quase 5,1 milhões de candidatos estão inscritos na edição deste ano, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2,4 milhões, o que representa quase metade do total, farão a prova pela primeira vez.
É importante, portanto, estar atento às regras para não correr o risco de ser eliminado, nem de perder a prova. Uma das primeiras medidas é verificar o local do exame, disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem, disponível para que possa ser baixado nas plataformas Apple Store e Google Play. O local de prova está no Cartão de Confirmação da Inscrição. No dia do exame, é preciso tomar alguns cuidados. Antes de entrar na sala, os estudantes receberão um envelope porta-objetos, onde deverão guardar tudo que não é permitido na hora da prova. Esse envelope deve ser fechado e lacrado e deve ficar debaixo da cadeira até o fim da aplicação.
Neste ano, se qualquer aparelho eletrônico emitir algum som durante a prova, mesmo estando dentro do envelope, o participante será eliminado. A medida é novidade em relação às edições anteriores do Enem. A recomendação é que as baterias dos celulares sejam retiradas. Alguns aparelhos tocam o alarme mesmo desligados. Já dentro da sala, cada participante receberá a prova e deverá conferir os dados no cartão de resposta e na folha da redação. A dica é destacar, com muito cuidado, o cartão-resposta e a folha de rascunho do caderno de questões, pois eles não poderão ser substituídos se forem danificados.
Nos dois dias de prova, os estudantes deverão estar nos locais de aplicação antes das 13 horas, no horário de Brasília, quando os portões serão fechados. A prova só começará a ser feita às 13h30, mas quem conversar a partir das 13 horas, será eliminado. Só é possível falar com o aplicador ou o fiscal de prova. Para fazer o Enem, os estudantes passarão por uma revista. Lanches e artigos religiosos também serão vistoriados. Caso o participante não permita essa revista, também será eliminado. Na página do Enem, há uma lista completa de todas as atitudes que determinam a eliminação no exame.
O que é permitido e proibido no Enem
O que é obrigatório levar para a prova do Enem – Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente – Documento oficial de identificação, original e com foto. A lista dos documentos aceitos no Enem está disponível na internet O que é aconselhável levar para a prova – Cartão de Confirmação de Inscrição – Declaração de Comparecimento impressa. O que é proibido – borracha – corretivo – chave com alarme – artigo de chapelaria – impressos e anotações – lápis – lapiseira – livros – manuais – régua – óculos escuros – caneta de material não transparente – dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes) – fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens