Entre os dias 5 e 8 de julho, de quinta-feira a domingo, Ribeirão Preto será a sede do Encontro Nacional do Choro, realizado na cidade desde 2012 pelo Choro da Casa, projeto musical e social que reúne os amantes do estilo musical genuinamente brasileiro. As apresentações acontecem em diversos horários e locais.
O festival nasceu da vontade dos chorões de Ribeirão Preto em compartilhar com a população seu amor por este gênero tão melodioso da música popular brasileira. É realizado desde 2012 devido ao empenho dos próprios músicos que, sem patrocínio, o viabilizam com os apoios da Secretaria Municipal da Cultura, UGT – Memorial da Classe Operária e do Sesc, com a cessão de espaços para a realização dos shows.
As apresentações ocorrem no coreto da praça XV de Novembro (calçadão), no Centro Cultural Palace, no Sesc e na UGT. Depois das apresentações noturnas, os músicos se reúnem para uma divertida roda de choro. Este ano será homenageando o grande chorão Luizinho 7 cordas, ícone do violão brasileiro.
As apresentações principais são dos consagrados chorões conjunto Época de Ouro (Rio de Janeiro) e Luzinho 7 cordas e seu regional (São Paulo). O Encontro também terá apresentações de uma nova geração que vem se destacando no cenário da música brasileira, como o conjunto Flor de Aguapé, de Ribeirão Preto, violonista Alan Silva e o bandolinista Agnaldo Luz. Toda programação é gratuita, exceto a apresentação do Grupo Época de Ouro, na sexta-feira, 6 de julho, no Sesc.