Neste sábado, 16 de outubro, o estado de São Paulo vai promover o “Dia V” de vacinação contra a covid-19, um mutirão para ampliar a cobertura vacinal contra a doença. Com isso, cinco mil postos de saúde estarão abertos no sábado, em todo o estado de São Paulo, das sete às 19 horas, principalmente para a aplicação da segunda dose de vacina contra a covid-19.
Nesse dia, também serão aplicadas as doses de reforço para idosos que tomaram a segunda dose há mais de seis meses. A terceira dose ou dose de reforço está sendo aplicada porque foi observada uma queda na proteção da vacina contra a covid-19, após seis meses da segunda dose.
O objetivo principal deste “Dia V” de vacinação é atrair os faltosos da segunda dose, ou seja, aquelas pessoas que já poderiam ter tomado a segunda dose mas que ainda não compareceram aos postos de saúde para completar o esquema vacinal.
Segundo Regiane de Paula, coordenadora do Programa Estadual de Imunização de São Paulo, cerca de 4,1 milhões de pessoas ainda não tomaram a segunda dose de imunizante contra a covid-19 em todo o estado paulista. Até este momento, 61,79% da população total de São Paulo já completou o esquema vacinal.
Em Ribeirão Preto, a Secretaria Municipal da Saúde confirmou que vai aderir à campanha, mas os detalhes sobre público-alvo e número de Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) disponíveis ainda não foram divulgados pela pasta, o que deve ocorrer até amanhã.
Na área de atuação do 13º Departamento Regional de Saúde (DRS-XIII), que abrange Ribeirão Preto e mais 25 cidades, são 118.265 faltosos, sendo que 27.784 foram inicialmente imunizados com a Coronavac/Butantan/Sinovac (23,5%), 32.737 com a AstraZeneca/Oxford/Fiocruz (27,7%) e 57.744 com a Pfizer/ BioNTech (48,8%).
Na área do DRS-V, que abrange Barretos e mais 17 cidades, são 32.674 faltosos – 5.670 da Coronavac (17,4%), 10.460 da AstraZeneca (32%) e 16.544 da Pfizer (50,6%). No DRS-VIII, que envolve Franca e mais 21 municípios, 50.231 não voltaram aos postos para receber a segunda dose – 13.544 da vacina do Butantan (27%), 12.280 da de Oxford (24,4%) e 24.407 da parceria com a BioNTech (48,6%).
As prefeituras também vão poder aproveitar a data para atualizar o cadastro na plataforma VaciVida, inserindo dados de pessoas que já tomaram o imunizante e que eventualmente ainda não constam do sistema. Neste mesmo dia, pais ou responsáveis podem levar seus filhos para atualização da carteira de vacinação. Segundo o governo paulista, serão oferecidos 16 tipos de vacinas, que protegem contra 20 doenças.
O governo pede que os pais ou responsáveis levem a carteira de vacinação de seus filhos para que o profissional de saúde avalie quais doses e vacinas precisam ser aplicadas. A campanha nacional de multivacinação do Ministério da Saúde começou no dia 1° e vai até o dia 29 de outubro.
A Secretaria Municipal da Saúde está realizando a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, com o objetivo de oferecer acesso a todas as vacinas do calendário nacional e atualizar o esquema de imunização dessa faixa etária para que haja aumento da cobertura vacinal, essencial para o controle, eliminação e erradicação de doenças preveníveis.
O “Dia V” será neste sábado (16). Salas de vacinação estarão abertas para a aplicação das vacinas que compõem o calendário da criança e do adolescente. No total, serão oferecidos 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: contra difteria, tétano, coqueluche, tuberculose, poliomielite e sarampo.
As vacinas ainda protegem contra caxumba, rubéola, hepatite A e B, varicela (catapora), febre amarela, HPV, rotavírus, doença meningocócica, meningite tipos A, C, W e Y, e pneumonia. Importante levar todas as crianças e adolescentes para verificar a carteira de vacinas, pois, mesmo que se acredite que esteja atualizada, pode haver mudanças no calendário de vacinação.