Tribuna Ribeirão
DestaqueEducação

RP terá 3 escolas de tempo integral

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, anunciou nesta quinta-feira, 5 de novembro, que mais 400 escolas da rede estadual pas­sarão a fazer parte do Progra­ma de Ensino Integral (PEI). O total de unidades que fun­cionam nesta modalidade vai aumentar de 364, em 2018, para 1.064 a partir de 2021, representando um crescimen­to de quase 300%.

Sete escolas são da região, três em Ribeirão Preto – Jar­dim Monte Carlo, Professora Nair Guilhermina Pinheiro Nogueira (“Nairzinha”) e Bau­dílio Biagi. Também estão na lista unidades de Bebedou­ro (José Francisco Paschoal), Santa Rosa de Viterbo (Teófilo Siqueira), Santo Antônio da Alegria (Macário de Almeida Cônego) e Pitangueiras (Maria Falconi de Felício).

No começo do ano, na re­gião, que envolve três das 91 Diretorias Regionais de Ensi­no (DREs) – Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jaboticabal –, estavam matriculados 99.432 alunos de 165 escolas da rede estadual, sendo 47 mil em 82 unidades na capital da Região Metropolitana. Nos 645 muni­cípios paulistas são cerca de 3,5 milhões de estudantes e mais de cinco mil unidades.

Com este aumento de 300% no número de escolas, o ensino em tempo integral vai chegar a mais de 500 mil alunos. As novas escolas manifestaram interesse em aderir ao programa e obe­decem aos critérios estabeleci­dos pela Secretaria de Estado da Educação, como ter mais de doze salas de aulas e atender a uma co­munidade com maior vulnerabi­lidade socioeconômica.

“A política de ensino em tempo integral é prioridade para o nosso governo. A nossa meta de mil escolas para 2023 já foi alcançada com a adesão destas 400 novas unidades”, destaca Rossieli Soares. As no­vas 400 PEIs já estarão em fun­cionamento no próximo ano letivo de 2021. Elas vão ofertar 254 mil novas vagas para alu­nos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

No total, as 1.064 escolas do programa terão 542 mil vagas em todo o estado de São Pau­lo, o que corresponde a 15% da rede. Em 2019, fazia parte do programa 4% da rede, com 135 mil alunos. O PEI abrange agora quatro vezes mais estu­dantes desde 2019.

O programa contempla 48% dos municípios do estado. Com esta expansão, mais 82 cidades terão PEIs. Entre as novas esco­las que vão aderir à iniciativa es­tão a Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, e a Escola Estadual Professora Eurydice Zerbini, em Heliópolis, na capital.

Pelo novo programa, os estu­dantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que in­clui projeto de vida, orientação de estudos e práticas experimen­tais. Há ainda clubes juvenis de acordo com temas de interesse como dança, xadrez e debates.

Os alunos contam com o apoio do professor tutor para fortalecer sua excelência acadê­mica e na orientação do projeto de vida. Também frequentarão disciplinas eletivas escolhidas de acordo com seus objetivos. A carga horária é de até nove ho­ras e meia, mas na rede regular a jornada é de cinco horas e quin­ze minutos.

Postagens relacionadas

Homem morre eletrocutado na zona Sul

William Teodoro

Estado vai contratar 15 mil professores

William Teodoro

Amaury Pasos, ídolo do basquete nos anos 60, morre aos 89 anos

Hugo Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com