Tribuna Ribeirão
Geral

RP tem queda de energia causada por pipas a cada 21 horas

Com as férias escolares, o número de incidentes aumenta e, além de interrupção no fornecimento de energia, aumenta o risco de choque elétrico

(Foto: CPFL Paulista/Divulgação)

Por: Adalberto Luque

Em 2023, Ribeirão Preto foi a cidade da região que mais registrou casos de interrupção no fornecimento de energia elétrica causado por incidentes envolvendo pipas. De acordo com a CPFL Paulista, responsável pelo abastecimento, foram 417 casos. Isso significa que, em 2023, a cada 21 horas um incidente com pipa causou corte de energia em algum lugar da cidade.

Com as férias escolares de verão, o risco de aumentar os incidentes e também de choques elétricos aumenta consideravelmente. Para buscar diminuir isso, a CPFL Paulista dá algumas dicas de segurança.

A principal delas é nunca empinar pipas perto da fiação elétrica. Os locais ideais para essa brincadeira são campos abertos. Também é importante evitar a prática no entorno de rodovias e canteiros de avenidas, onde não só a rede de energia exige atenção, mas também o tráfego de veículos pode ser um fator de risco.

Caso o brinquedo caia próximo a equipamentos ou fiação do sistema elétrico, pode ser até tentador, mas em hipótese alguma tente resgatá-lo. “Qualquer pessoa que se aproxima da rede, utilizando objetos para facilitar o alcance da pipa, se expõe a risco de sofrer descargas elétricas. E um choque pode ser fatal”, afirma Marcos Victor Lopes, gerente de Saúde e Segurança Trabalho do Grupo CPFL Energia.

O uso de cerol ou linha chilena, é considerado crime no estado, através da Lei Estadual 12.192 de 2006. E, além de proibido, também aumenta o risco de choque elétrico. Segundo Marcos Victor, por conduzirem energia, as substâncias usadas nessas linhas aumentam os riscos de choque, quando em contato com a rede elétrica. “Essas linhas podem romper cabos da rede e provocar curtos-circuitos, interrompendo o fornecimento de energia e colocando em risco a vida de pedestres, ciclistas e motociclistas.”

Postagens relacionadas

Atendimento a mulheres vítimas de violência cresce 75% em São Paulo

William Teodoro

RP deve sofrer com temporais

William Teodoro

Aliança de mulheres do café completa 10 anos no Brasil

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com