A parceria Comercial/Sem Fronteiras já apresenta ao cenário nacional uma grande novidade: a apresentação oficial do primeiro time do Brasil de futsal feminino para atletas com Síndrome de Down e Deficiência Intelectual (DI), que ocorreu nesta quarta-feira, 14 de agosto.
“Antes, nossas jogadoras treinavam – de forma bastante cautelosa – com os demais atletas. Mas com o crescimento da entidade, agora conseguimos formar uma equipe feminina e os treinamentos passam a ser mais eficazes para o bom desempenho de cada atleta”, afirma Luciane Faria, vice-presidente da Associação Sem Fronteiras.
A associação não tem 0sede própria, mas os treinamentos ocorrem todos os sábados no Complexo Esportivo All Star Games, na avenida Doutor Celso Charuri nº 5.949, Jardim São José, na Zona Leste. “Desde o início das nossas atividades, os treinamentos ocorriam na Quadra da Arnaldo, que também foi cedida gratuitamente por mais de seis meses para o nosso projeto”, diz Luciene Faria.
“O local é cedido gratuitamente para as nossas atividades. Além da equipe feminina, temos também times de futsal masculino de meninos com Síndrome de Down, DI e surdos. Todos treinam simultaneamente, entre as dez e as 12 horas, todos os sábados, em diferentes quadras”, emenda Matheus Nogueira, diretor da associação.
A Associação Sem Fronteiras fechou parceria com o Comercial em julho deste ano. Era uma exigência do Confederação Brasileiro de Desportos Inclusivos (CBDI ) para que, nas competições oficiais, só participem equipes que contem com o apoio de um time profissional. Demétrius Nogueira é um dos fundadores da entidade e fala da emoção do anúncio da criação do time feminino.
“Nós começamos, em janeiro deste ano, com poucos atletas. De repente, vieram outros e agora já temos mais de 70 meninos e meninas de Ribeirão Preto e região. Formar a primeira equipe brasileira feminina de futsal down e DI é um grande presente para o nosso projeto, que passa por tantos problemas, mas mesmo assim apresentamos ao segmento uma nova proposta. Agora vamos torcer por uma Copa do Mundo de Futsal Down Feminino”, avisa.
A equipe feminina de futsal down e DI do Comercial/Sem Fronteiras deve fazer a apresentação oficial nas quadras ainda no mês de setembro, na cidade de Luiz Antônio. “Estamos aguardando uma resposta de outras Entidades que também querem formar uma equipe para participar desse amistoso com nossas Meninas”, afirma Luciane Faria.
Em busca de apoio – Sem nenhum apoio governamental, até o final desta semana o Comercial/ Sem Fronteiras precisa obter os recursos para a confecção dos uniformes que serão utilizados durante amistosos, Copa Paulista, Campeonato Brasileiro e possivelmente o Mundialito na Argentina.
“Recebemos diversos apoios e ajudas. Mas a vendas das cotas de patrocínio nos uniformes seria a sobrevida do projeto até o final do ano. E infelizmente isso não vem ocorrendo. Talvez não poderemos participar de alguns torneios. Em outros, talvez tenhamos que fazer a ‘vaquinha’ para recolher os valores necessários para transporte, alimentação, medicação e etc”, diz Barbosa Junior, voluntário do Comercial/Sem Fronteiras. “Mas a nossa expectativa é de que até sexta-feira, dia 16 de agosto, o empresariado de Ribeirão Preto e da região possa ajudar esse nosso trabalho”, diz A Entidade está presente em todas as redes sociais. O número de celular/WatsApp é (16) 92000-7615 é o contato com a entidade.
Masculino – A seleção brasileira do técnico Cleiton Maurício Monteiro venceu a Argentina por 7 a 5 em 4 de junho, no Ginásio da Cava do Bosque, em Ribeirão Preto, e conquistou o 2º Campeonato Mundial de Futsal Down. Os gols do Brasil foram marcados por Renato (cinco), Caio e Júlio (um cada), e Lucas (um), Ignácio e Gaston (dois cada) descontaram para os argentinos.