O Partido da Mobilização Nacional (PMN) oficializou a candidatura de Gérsio Baptista à prefeitura de Ribeirão Preto. A convenção de homologação ocorreu na terça-feira, 15 de setembro, na Câmara de Vereadores. O candidato a vice ainda não foi definido pelo partido, que não fará coligação na eleição majoritária.
De acordo com o candidato, sua prioridade, caso eleito, será a geração de empregos. “Transformar Ribeirão Preto em um polo de cooperativas de pessoas com baixa renda para fomentar o mercado, que atualmente está muito baixo na cidade. A única coisa que eu tenho que falar é que nós não temos compromisso com ninguém, nossa chapa é limpa, só compromisso com o povo de Ribeirão Preto”, afirma.
Gérsio Baptista tem 64 anos e atuou como ferroviário por 17 anos no litoral de São Paulo e no interior paulista. Está em Ribeirão Preto há cinco anos, onde possui um escritório de consultoria voltada para negócios. Em 2018, foi candidato a deputado federal pelo partido. Ele concorre à prefeitura pela primeira vez.
Com a homologação da candidatura de Gérsio Baptista (PMN), Ribeirão Preto tem agora doze candidatos a prefeito – dez homens e duas mulheres. Nesta quarta-feira (16), um grupo do Partido Social Liberal (PSL) oficializou o nome do empresário Rodrigo Junqueira, de 43 anos (leia nesta página). O vice na chapa será o cabo da Polícia Militar Luiz Fernando, popularmente conhecido como “Ramos Bolsonaro”.
Também está no páreo a historiadora e escritora Cristiane Bezerra, de 52 anos, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com o capitão da PM Edilson Del Vechio Filho (PSL) para vice. O Partido Socialista Brasileiro (PSB) lançou Suely Vilela, de 66 anos. O vice será o empresário Mateus Eduardo (Podemos).
O presidente da Câmara, Lincoln Fernandes, de 41 anos, será o representante do Partido Democrático Trabalhista (PDT). A legenda fez coligação com o Avante e ainda não escolheu o candidato a vice-prefeito. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) escolheu o advogado Vanderley Caixe Filho, de 42 anos. Ainda não foi definido quem será o seu candidato a vice.
O Partido dos Trabalhadores (PT) homologou a candidatura do promotor aposentado e professor universitário Antônio Alberto Machado, de 62 anos. A professora Elsa de Paula Rossi foi a escolhida para concorrer a vice-prefeita. A lista traz o candidato à reeleição Duarte Nogueira, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), de 56 anos, com Daniel Marques Gobbi (Progressistas).
Mauro Inácio, de 51 anos, será o candidato do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), com Mayra Ribeiro completando a chapa. Também estão na disputa o coronel Luis Henrique Usai, de 56 anos, pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), com Sueli Albanezi Gonzalez para vice; Fernando Chiarelli, de 63 anos, pelo Patriota (Patri) em dobradinha com Valter Vanzo Junior, o Sargento Vanzo; e Emilson Roveri, de 59 anos, do Rede Sustentabilidade, com Luiz Mariano para vice.
As eleições municipais deste ano foram adiadas de 4 de outubro para 15 de novembro. Nos municípios onde houver segundo turno – cidades com mais de 200 mil eleitores onde o candidato mais votado não alcance 50% dos votos mais um (maioria) –, o pleito será realizado no dia 29 de novembro. Ribeirão Preto tem 441.845 eleitores aptos a votar neste ano, segundo dados atualizados e divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os 12 candidatos à prefeitura de Ribeirão
PSDB Prefeito: Duarte Nogueira Júnior Vice: Daniel Marques Gobbi (PP)
PDT Prefeito: Lincoln Fernandes Vice: não definido
PSB Prefeita: Suely Vilela Vice: Mateus Eduardo (Podemos)
PT Prefeito: Antônio Alberto Machado Vice: Elsa de Paula Rossi
PSOL Prefeito: Mauro Inácio Vice: Mayra Ribeiro
PRTB Prefeito: Coronel Luis Henrique Usai Vice: Sueli Albanezi Gonzalez
Patriota Prefeito: Fernando Chiarelli Vice: Sargento Valter Vanzo Junior
Rede Sustentabilidade Prefeito: EmilsonRoveri Vice: Luiz Mariano
PCdoB Prefeito: Vanderley Caixe Filho Vice: não definido
MDB Prefeita: Cristiane Bezerra Vice: capitão Edilson Del Vechio Filho
PMN Prefeito: Gérsio Baptista Vice: não definido
PSL Prefeito: Rodrigo Junqueira Vice: cabo Ramos Bolsonaro