Secretaria Municipal de Infraestrutura afirmou ao Tribuna que intensificou a Operação Tapa Buraco na malha viária de Ribeirão Preto devido às fortes chuvas que atingem a cidade desde dezembro. De acordo com a pasta, atualmente são doze equipes realizando o serviço. O trabalho envolve 60 trabalhadores.
Em média, segundo o governo municipal, estão sendo fechados oito mil buracos por mês. Atualmente, há dois contratos em vigor para a prestação de serviços de conservação de pavimentação viária. Somente no ano passado, entre janeiro e dezembro, a execução de tapa-buracos alcançou um total de 212.744 metros quadrados, atendendo todas as regiões da cidade.
Os valores não foram informados. Nesta segunda-feira, 23 de janeiro, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) o resultado do pregão eletrônico vencido pela Construtora Said em 12 de dezembro do ano passado, para o recapeamento de vários trechos de ruas nos bairros Campos Elíseos, Ipiranga e Vila Tibério. A malha viária da cidade tem mais de 1.500 quilômetros de ruas, avenidas e estradas municipais
O valor do contrato é de R$ 1.703.153,56, com vigência de três meses. Além de 60 dias para a execução dos serviços. O primeiro trecho dos serviços de recapeamento contempla os bairros Jardim Nova Aliança, Jardim Canadá, Alto da Boa Vista, Jardim Sumaré, Jardim América, Jardim Irajá, Higienópolis, Jardim Paulista, Jardim Paulistano, Jardim Independência, Royal Park e distrito de Bonfim Paulista.
Em relação à Operação Tapa Buraco, a prefeitura garante que a programação é atualizada diariamente e pode sofrer alterações no decorrer do dia. Isso acontece devido a emergências ou ações urgentes que demandem a realocação das equipes para manutenção em outras partes do município. As solicitações podem sem feitas pelo 156 ou pelo link do Prefeitura Sem Papel – https:// www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/principal/aviso.
Levantamento realizado pelo Tribuna no portal da Câmara Municipal de Ribeirão Preto revela que, no ano passado, os vereadores protocolaram 2.796 requerimentos de tapa-buracos e 1.259 de recapeamento na malha viária da cidade.
O requerimento é um procedimento legislativo que consiste no envio formal de pedidos para que a prefeitura realize algum tipo de serviço público na cidade ou preste informações sobre eles. Após receber o documento, a administração tem 15 dias úteis para responder ao vereador sobre o que fará em relação ao serviço solicitado ou responder os questionamentos feitos.