Por causa da procura elevada entre os adultos de 18 anos ou mais, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) emitiu nota nesta segunda-feira, 6 de dezembro, informando sobre a suspensão à demanda espontânea para a dose adicional ou terceira dose da vacina contra a covid-19 em idosos.
A partir de agora, em Ribeirão Preto, para receber a dose adicional será necessário agendamento prévio, disponibilizado no site da prefeitura de Ribeirão Preto pela Secretaria Municipal da Saúde. A cidade não tem imunizante suficiente para seguir a recomendação do Estado.
A partir desta quarta-feira, dia 8, a capacidade de agendamento para aplicação da terceira dose será ampliada para atender cinco mil pessoas por dia e o reforço da vacinação, que acontece neste sábado, dia 11. A cidade deve receber 15 mil vacinas amanhã.
A falta de imunizantes, segundo o secretário José Carlos Moura, ocorre porque o público-alvo desta etapa (maiores de 18 anos) é muito amplo. Além disso, o volume de doses enviadas ao município semanalmente não acompanha a procura.
A meta é alcançar a marca de 60 mil pessoas vacinadas até dia 15 de dezembro, quarta-feira. Para atender a demanda da cidade, foram solicitadas mais doses ao governo de São Paulo, responsável pelo Plano Estadual de Imunização (PNE).
Segundo dados do “Vacinômetro”, a última vez em que Ribeirão Preto recebeu mais imunizantes do PNE foi em 29 de novembro. Chegaram à cidade 20.000 doses. O número de vacinas enviadas para o município subiu de 1.332.410 para 1.352.410.
Para aplicação da primeira dose em pessoas ainda não vacinadas e segunda dose em atraso, continua a demanda espontânea, sem necessidade de agendamento em todos os postos de vacinação da cidade – são 38 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) com sala de vacinação.
A Secretaria Municipal da Saúde informa que as campanhas de vacinação são abertas imediatamente, assim que as doses enviadas pelo governo de São Paulo chegam à cidade. Nesta terça-feira (7), a pasta vai aplicar a dose adicional da vacina contra a covid-19 em mais 2.000 pessoas maiores de 18 anos de dois grupos.
Inclusive para quem foi imunizado com a Janssen/ Johnson&Johnson. O agendamento foi aberto na manhã desta segunda-feira, 6 de dezembro, no portal oficial da prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br) ou pelos telefones 3977-9441 ou 3977-9442, mas as vagas foram preenchidas antes das dez horas.
A campanha abrange quem recebeu a segunda carga dos imunizantes Coronavac/Sinovac/Butantan, AstraZeneca/ Oxford/Fiocruz e Pfizer/BioNTech até 7 de agosto e quem havia recebido a dose única da Janssen até 7 de outubro. Todas essas pessoas serão vacinadas nesta terça-feira (7), a partir das 8h30, em 36 das 38 UBS’s de Ribeirão Preto.
Agendamento para maiores de 60 anos
Ribeirão Preto vai abrir mais 7.500 vagas para maiores de 60 anos que precisam da dose adicional. São 2.500 para quem recebeu a segunda carga até 8 de agosto e 5.000 para quem tomou até dia 9 do mesmo mês. Vale para quem foi imunizado com a Coronavac, AstraZeneca e Pfizer.
O agendamento para o primeiro grupo será aberto às 8h30 desta terça-feira (7). Na quarta-feira (8), no mesmo horário, começa o credenciamento do segundo. As campanhas de vacinação serão, respectivamente, na quarta e na quinta-feira (9), sempre a partir das 8h30, em 36 postos de saúde.
Em cerca de 15 dias, a Secretaria Municipal da Saúde imunizou ou abriu agendamento para aplicar a dose de reforço em 33.900 pessoas. No dia 20 de novembro, outras 8.000 pessoas maiores de 18 anos receberam a terceira dose, chegando a 41.900.
As pessoas acamadas destes grupos podem receber o imunizante em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Basta entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima ou no próprio Serviço de Atenção Domiciliar, pelo telefone 3977-7111.
Nos locais de vacinação, essas pessoas devem apresentar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência, número do protocolo do agendamento e o cartão da segunda dose.
O pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.com.br) é recomendado para todos os públicos incluídos no calendário de imunização. Também dá acesso ao site do Vacivida. O formulário pode ser preenchido no site ou via WhatsApp – basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa. me/5511952202923?text=oi .
Ribeirão Preto seguirá a recomendação do Comitê Científico do Coronavírus do Estado de São Paulo e reduzirá de cinco para quatro meses o intervalo da dose adicional da vacina contra a covid-19, diante do atual cenário epidemiológico da doença no mundo e a proximidade das festividades de final de ano.
A medida vale para quem tomou duas doses da Coronavac, da AstraZeneca e da Pfizer. Quem recebeu o imunizante de dose única da Janssen terá a a carga adicional do mesmo imunizante com intervalo a partir de dois meses. No entanto, na ausência da vacina da Janssen neste momento, é possível ser administrada uma terceira aplicação da Pfizer (vacina de RNA mensageiro).
Números da vacinação contra a covid-19 em RP
Segundo dados do “Vacinômetro”, até as 21 horas desta segunda-feira, 6 de dezembro, Ribeirão Preto havia aplicado 1.172.444 doses de vacinas contra a covid-19. De acordo com a plataforma, 554.588 pessoas haviam recebido a primeira carga, 503.483 a segunda, 20.458 a dose única e 93.915, a de reforço.
Com o total de imunizados com dose única, a segunda e a terceira carga, de 617.856, a taxa de “ribeirão-pretanos” com “ciclo vacinal avançado” chega a 85,8% da população. Ribeirão Preto tem 720.116 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Porém, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o público-alvo é formado por 646.326 cidadãos de 12 a 90 anos. Neste caso, o índice é 95,6%. Já as pessoas que receberam apenas a primeira dose representam, respectivamente, 77% e 85,8%.
Segundo a secretaria, cerca de 90 mil maiores de 12 anos não compareceram para receber a primeira dose e outros 40 mil faltosos deixaram de tomar a carga de reforço. Essas 130 mil pessoas representam 20,1% do público-alvo e 18,1% da população da cidade.
Coronavac
O Instituto Butantan tem 15 milhões de doses da Coronavac paradas em estoque. Nem o governo federal, nem os estados manifestaram intenção de compra dos imunizantes. A vacina, produzida pelo Butantan em parceria com a chinesa Life Science, do grupo Sinovac Biotech, começou a ser aplicada na população brasileira no começo deste ano, e era a única disponível no país.
Posteriormente, outras três vacinas passaram a fazer parte da campanha nacional: AstraZeneca, Pfizer e Janssen. De janeiro a setembro, 100 milhões de doses da Coronavac previstas em contrato com o Ministério da Saúde foram entregues e distribuídas aos estados, mas o Butantan também produziu um lote extra de 15 milhões de doses entre julho e agosto. São essas doses que estão sem destino. A validade desse lote vai até agosto de 2022, segundo o Butantan.