Tribuna Ribeirão
Geral

RP: Supera mapeia startups na região metropolitana 

Supera Parque inicia novo mapeamento do ecossistema de inovação e empreendedorismo da Região Metropolitana de RP (Reprodução)  

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia deu início a um novo mapeamento do ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo da Região Metropolitana de Ribeirão Preto com o objetivo de compreender o atual estado do ecossistema e dar mais visibilidade às startups e aos atores desse cenário. Para isso, empreendedores, investidores, pesquisadores, associações, conselhos, instituições de ensino e cientistas podem colaborar, gratuitamente, preenchendo este formulário https://forms.gle/N8FTeRELcwci7u3JA, até o dia 13 de novembro. 
 
O levantamento também segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, prevista pela Organização das Nações Unidas (ONU), pois destaca informações para facilitar o acesso à ciência, empreendedorismo e tecnologia. Ou seja, o mapeamento, além de mostrar a força da inovação de Ribeirão Preto e região, é um importante instrumento para incentivar novos projetos e ideias, e atrair parcerias e investidores para a região. 
 
Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque, enfatiza que o objetivo é reconhecer o cenário destas empresas e elencar as ações prioritárias para alavancar o ecossistema de inovação. “Esse mapa servirá para visualizarmos, com mais precisão, as informações para subsidiar os empreendedores na análise de oportunidades de negócios, buscando maior assertividade em suas estratégias de atuação. Além, claro, de compreender o atual estado do ecossistema e analisar a conectividade entre esses agentes”, explica. 
 
Resultados dos outros estudosO Supera Parque promove ano após ano um novo levantamento. Em 2022, identificou 332 startups na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, formada por 34 cidades. Em relação a 2021, houve um crescimento de 9,5% no número total de startups mapeadas. 
 
Quanto à distribuição geográfica, a pesquisa do ano passado revelou que 33% das startups da região metropolitana estão na região Oeste de Ribeirão Preto. O mapeamento também analisa o ano de fundação das startups, constatando que o ‘boom’ de novas startups se deu a partir de 2018, sendo 46,2% das startups mapeadas fundadas nos últimos quatro anos. 
 
Mapeamento e como participarO mapeamento do ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo da  Região Metropolitana de Ribeirão Preto é coordenado pelo Setor de Estudos Setoriais e Futuros do Supera Parque. As informações coletadas serão divulgadas em números absolutos, sendo confidenciais os dados individuais de cada startup. 
 
A primeira etapa do estudo é a revisão e atualização da base dos dados que serão analisados. Novos dados são coletados através de um formulário, com perguntas que norteiam a pesquisa, e de uma busca ativa por startups em bases de dados públicas, redes sociais, sites governamentais e portfólios de incubadoras.  
 
Os dados coletados no ano atual do mapeamento são cruzados com os dos mapeamentos anteriores, e a partir de uma reavaliação das startups e uma padronização dos termos utilizados, a base do estudo está pronta. Durante a coleta dessas informações, há alguns critérios que são considerados para manter a qualidade do estudo.  
 
Entre eles, as startups precisam apresentar Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo; possuir até 20 anos de atuação no mercado; encontrar-se sediada na Região Metropolitana de Ribeirão e dispor de site ou rede social ativa. O questionário leva, em média, cinco minutos para ser preenchido e pode ser respondido até o dia 13 de novembro. A previsão para divulgação dos resultados é no final de novembro. 
 
Supera Parque O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é gerido pela Fundação Instituto Pólo Avançado da Saúde (Fipase. Instalado no campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios. 
 
Ao todo, são 78 empresas instaladas no Parque, sendo 51 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 27 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br. 
 

Postagens relacionadas

Ministério do Meio Ambiente tem comando esvaziado e ações paradas

Redação 1

Acirp celebra 119 anos com Ciclo de Palestras sobre futuro legal das empresas

William Teodoro

PUBLICIDADE: Ray Conniff – The Tribute Show

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com