Tribuna Ribeirão
Geral

RP soma 54 mil CNHs vencidas na pandemia

DIVULGAÇÃO

Cerca de 1,6 milhão de mo­toristas deixaram de renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado de São Paulo durante a pandemia. São 54 mil em Ribeirão Preto. Impulsiona­do pelo fechamento temporá­rio dos postos do Poupatempo, durante o período mais crítico e pela revogação dos prazos pelo governo federal, o serviço, deve ser realizado neste momento, de forma remota, com segurança, agilidade e autonomia.

O serviço está disponível no aplicativo Poupatempo Di­gital desde maio do ano passa­do. Para evitar correria quando os novos prazos forem retoma­dos, a recomendação aos con­dutores é para que se anteci­pem e concluam a renovação utilizando as plataformas digi­tais – o portal www.poupatem­po.sp.gov.br e o aplicativo.

O serviço também pode ser realizado pelos canais digitais do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran. SP). “Temos um número mui­to elevado de CNHs vencidas, por isso trazemos esse aler­ta: não deixem para a última hora”, reforça Murilo Macedo, diretor da Companhia de Pro­cessamento de Dados do Esta­do (Prodesp), empresa de tec­nologia do governo paulista.

“O serviço é rápido, sim­ples e seguro. Lembrando que, quem precisa alterar os dados da CNH, como mudança de nome e sobrenome, além de outras características, deve re­alizar o agendamento pelos ca­nais digitais para atendimento presencial em uma de nossas unidades”, emenda Macedo.

Antes da pandemia de co­vid-19, com os postos do Pou­patempo e Detran.SP abertos, uma média de 287 mil reno­vações de CNHs eram realiza­das por mês em todo o estado. De março a agosto de 2020, quando as unidades suspende­ram o atendimento ao público durante o período de maior restrição da doença, a média caiu para 62 mil ao mês. Após a retomada das atividades e a reabertura gradual dos postos, a média mensal de renovações permanece em aproximada­mente 270 mil.

Nos sete primeiros meses de 2021, cerca de 1,8 milhão de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habi­litação. Desse total, mais de 1,2 milhão de atendimentos foram realizados de forma online, pelo site e app do programa. Em ju­lho, o serviço bateu recorde, com 365 mil solicitações em todos os canais – digital e presencial.

O Poupatempo disponibili­za mais de 140 serviços online, com segurança e agilidade, pro­porcionando mais autonomia aos usuários, que podem reali­zar os atendimentos a qualquer momento do dia, pelo computa­dor ou celular. Entre as opções, estão as de licenciamento de ve­ículos, consulta de Imposto so­bre Propriedade de Veículos Au­tomotores (IPVA), carteira de trabalho, seguro-desemprego, acesso à carteira de vacinação contra a covid-19, entre outras.

Os serviços realizados pre­sencialmente, mediante agen­damento obrigatório, são os de registro Geral (RG, primeira via e renovação com alteração de dados), por conta da coleta bio­métrica, e os do órgão estadual de trânsito, como a transferência interestadual e mudança nas ca­racterísticas do veículo, além de transferência de CNH.

Renovação da CNH
Para renovar a CNH, bas­ta acessar o portal www.pou­patempo.sp.gov.br ou apli­cativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar os dados, o moto­rista agenda e realiza o exame médico na clínica credencia­da indicada pelo sistema.

Quem exerce atividade re­munerada ou optar pela inclu­são do EAR na CNH, precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.

Se for aprovado nos exa­mes, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pelo Denatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do do­cumento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Caso cidadão não receba o e-mail, também pode consultar a versão digital através do site do Poupatem­po. Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, o cidadão irá receber o documento emitido em casa, pelos Correios.

Postagens relacionadas

Etanol recua nas usinas paulistas 

Redação 2

Brasil pode descartar mais de 12,7 bilhões de máscaras de tecido

William Teodoro

DAERP TROCA REDE DE ÁGUA NO CENTRO

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com