Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

RP só vai vacinar com agendamento

ALEXANDRE DE AZEVEDO/CCS

O prefeito Duarte No­gueira (PSDB) afirmou nesta quinta-feira, 1º de abril, em coletiva de imprensa, que Ri­beirão Preto não vai respeitar a decisão judicial que obriga a Secretaria Municipal da Saú­de a vacinar todos os idosos que procurarem imunização contra a covid-19, indepen­dentemente de agendamento, desde que estejam inseridos dentro da faixa etária da cam­panha de vacinação.

O tucano diz que o mu­nicípio vai continuar vaci­nando apenas quem fizer o agendamento no site da pre­feitura de Ribeirão Preto. Na segunda-feira, 29 de março, o juiz da Vara da Infância e Juventude e do Idoso de Ri­beirão Preto, Paulo Cesar Gentile, concedeu liminar ao Ministério Público de São Paulo (MPSP) liberando a vacinação sem a necessidade de credenciamento prévio.

O magistrado impôs mul­ta diária de R$ 10 mil em caso de desobediência da ordem judicial. O valor será rever­tido para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa. A campanha de vacinação está sendo reali­zada em 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) distribuídas pela cidade.

A ação civil pública foi pro­posta pelo promotor da Pessoa Idosa, Carlos Cezar Barbosa, vice-prefeito de Ribeirão Preto no primeiro mandato de Du­arte Nogueira frente à prefeitu­ra, entre 2017 e 2020. Segundo a ação, a exigência do cadastra­mento promove discrimina­ção. Atualmente, a prefeitura só vacina os idosos de uma faixa etária específica e o cre­denciamento no site é requisito básico para a imunização.

Com a decisão liminar, a prefeitura deverá disponibi­lizar vacinas de imunização contra a covid-19 a toda po­pulação idosa, respeitadas as etapas divididas por faixas etárias, bastando a exibição de documento com identificação fotográfica do idoso no posto de atendimento escolhido.

De acordo com o prefei­to Duarte Nogueira, as pes­soas que fizerem o cadastro prévio, no site da prefeitura ou por telefone, vão poder tomar a vacina na hora mar­cada. Já quem não realizou o cadastro vai precisar entrar na fila da vacinação.

Mesmo com a manuten­ção do cadastro, o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, explica que nenhuma pes­soa que procurou os postos de imunização deixou de ser vacinada por não ter feito o agendamento. Segundo a pre­feitura, o sistema de agenda­mento prévio tem dado certo e evitado filas e aglomerações como os verificados em mui­tas cidades brasileiras.

Segundo a Secretaria Muni­cipal da Saúde, a cobertura va­cinal das faixas etárias de idosos com 70 anos ou mais tem atingi­do, até o momento, mais de 93% da população-alvo. O Tribuna também apurou que a Secretaria Municipal de Negócios Jurídi­cos está analisando o caso e deve recorrer da decisão liminar.

Postagens relacionadas

De Ribeirão Preto para todo o Brasil!

William Teodoro

Chamada pública destina R$ 50 milhões para melhorias em laboratórios

William Teodoro

Bares e restaurantes voltarão a empregar

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com