Tribuna Ribeirão
Geral

RP sedia evento da safra de cana

FOTO: ALFREDO RISK

Na manhã desta quarta-fei­ra, 9 de março, por mais um ano Ribeirão Preto foi palco da conferência “Abertura de Sa­fra de Cana, Açúcar e Etanol”. Considerado um dos mais importantes eventos do setor, a iniciativa contou com a par­ticipação do prefeito Duarte Nogueira (PSDB); do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite; do secretário de Agri­cultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges; além de lideranças da política nacional, empresários e executivos de usinas, produ­tores e fornecedores de cana.

Durante o evento foi feita uma avaliação da safra 2021/22 e as estimativas para 2022/23, além de debates sobre funda­mentos do mercado mundial, sustentabilidade do setor, tecno­logia na área agrícola, questões sobre financiamento e interna­cionalização do uso do etanol. Os palestrantes apresentaram considerações relevantes sobre a perspectiva do setor bioener­gético em nível nacional e o contexto do mercado no cenário pós-pandêmico.

Em meio às incertezas eco­nômicas geradas pela guerra da Ucrânia, Duarte Nogueira falou sobre como ficarão as questões do abastecimento da humanidade nesse momento, principalmente nas questões de alimentos e energia. “O Bra­sil tem um enorme potencial, quando falamos sobre nossas características naturais, além do avanço no desenvolvimen­to tecnológico do agronegócio ao longo dessas últimas déca­das, fatores que são capazes de atender essa demanda mundial simultaneamente, produzir ali­mentos e energia limpa para os brasileiros e os cidadãos do mundo”, disse.

Nos últimos dois anos, o setor observou movimento de varejo e recreação menor do que no período pré-pandemia, a primeira queda de consu­mo de açúcar em 40 anos na indústria, o choque mundial na demanda de combustíveis, entre outros desafios. Por estar entre os maiores produtores e exportadores de açúcar e eta­nol do mundo, o Brasil tem um papel essencial no debate mundial sobre o desenvolvi­mento do setor e a expansão da produção de biocombustíveis.

Dados da Datagro indicam que a safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul 2022/23 deve ser de 562 milhões de toneladas. Com relação à produção de eta­nol, espera uma alta em relação à safra anterior, alcançando 29,8 bilhões de litros, em relação aos 27,7 bilhões de litros produzidos anteriormente. A produção de açúcar deve alcançar os 33 mi­lhões de toneladas, alta de 2,8% em relação ao ciclo anterior, com 44,7% da matéria-prima destinada para a produção de açúcar. É esperado um superá­vit de 1,15 milhão de toneladas do adoçante no mercado glo­bal em 2022/23, frente um dé­ficit de 1,2 milhão em 2021/22, tendo Brasil e Índia como os maiores produtores mundiais.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE – NET. Uma solução Completa

Redação 1

Daerp conserta 634 vazamentos

Redação 1

Acordos judiciais rendem R$ 9,24 mi

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com