Tribuna Ribeirão
Cultura

RP sedia Encontro Paulista de Museus

DIVULGAÇÃO/ACAM

O Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP), instân­cia da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do gover­no de São Paulo, em parceria com a Acam Portinari, reali­za nesta quarta e na quinta-feira, dias 27 e 28 de feverei­ro, no Sesc Ribeirão Preto, o Encontro Paulista de Museus itinerante Nordeste (EPMi Nordeste). As inscrições ain­da podem ser feitas no local, no início do evento.

Para as oficinas, as vagas já foram todas preenchidas, mas há lista de espera para os interessados – que obrigato­riamente também precisam participar das atividades do primeiro dia. O evento é o primeiro de uma série de en­contros a serem feitos ao lon­go do ano, em seis macrorre­giões paulistas, para ampliar e diversificar o debate em torno da gestão, governança, infraestrutura e segurança dos museus.

“Ribeirão Preto foi esco­lhida para receber o primeiro EPMi por contar com repre­sentações regionais bastante atuantes e por possuir um bom número de museus em busca de articulação”, ob­serva o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sisem-SP, Davidson Kaseker. No primeiro dia, haverá con­ferências, palestras e mesas de discussão. Destaque para a conferência de abertura da museóloga, historiadora e membro do ICOM, Beatriz Cavalcanti Arruda.

O segundo dia concentra três oficinas ligadas à temá­tica do encontro: “Rotinas de manutenção em museus”, “Desenvolvimento de Proje­tos Culturais” e “Gestão de Segurança de Acervo”. Toda a programação foi planejada com participação das lide­ranças locais do Sisem-SP, os chamados representantes re­gionais. O EPMi percorrerá, ao longo do ano, seis macror­regiões paulistas para debater assuntos relacionados a in­fraestrutura, segurança, ges­tão e governança de museus.

A ideia de se criar a versão itinerante surgiu após a análi­se dos dados sobre as inscri­ções realizadas nos encontros de 2011 a 2017. Observou-se que, do total de inscritos, 65% provinha da Região Metropolitana de São Paulo. Assim, o EPMi foi concebido para atingir um público de profissionais de museus mais amplo geograficamente.

Sisem-SP
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instân­cia da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Esta­do de São Paulo, congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortaleci­mento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museoló­gico do Estado.

Acam Portinari
Fundada em 27 de no­vembro de 1996, a Acam Portinari (Associação Cultu­ral de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, três instituições mu­seológicas no interior perten­centes ao governo do Esta­do: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histó­rico e Pedagógico Índia Va­nuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão).

A Acam, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desen­volvimento da área cultural, particularmente a museoló­gica, por meio das colabo­rações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do Sisem-SP, com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encon­tro Paulista de Museus, entre outras.

Postagens relacionadas

Os ‘causos’ de Chico Lorota em HQ

Redação 1

Brodowski terá arte no carnaval

Redação 1

Miguel Falabella fala sobre “lado monstruoso e desumano” de Cássia Kis

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com