A forte massa de ar frio polar chegou de vez em Ribeirão Preto, a cerca de um mês do início do inverno. Depois de provocar chuva e garoa no final de semana, a temperatura despencou na cidade nos últimos dois dias. Na segunda-feira, 24 de maio, a cidade já havia registrado a tarde mais fria do ano, com termômetros abaixo de 20 graus centígrados.
A madrugada desta terça-feira (25) também foi a mais fria do ano, chegando a 9ºC entre cinco e sete horas com sensação térmica entre 6ºC e 7ºC, mas variando até 12ºC no decorrer do período. À tarde o tempo esquentou e a temperatura passou de 20ºC. Os dados são do Climatempo e da Somar Meteorologia.
A umidade do ar despencou para 7% na tarde de ontem, a mais baixa do ano, segundo a Somar e do Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes. Na Fazenda Experimental, chegou a 15,9%. A umidade relativa do ar ideal é de 60%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado um caso de emergência. Desde sábado (22), os 711.825 moradores de Ribeirão Preto estão sendo obrigados a retirar guarda-chuva, agasalho, cachecol, luva, meia de lã, cobertor e edredom do armário. À noite, os termômetros marcavam 22ºC às 19 horas e 19º às 22 horas.
No ano passado, o dia mais gelado em Ribeirão Preto foi 27 de maio, quando os termômetros marcaram 6 graus centígrados na madrugada, com sensação térmica de até 3ºC. Em 2019, o recorde foi registrado em 7 de julho, quando a estação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) marcou 3,9°C, uma das menores temperaturas na cidade em sete anos.
Segundo o Climatempo, ontem a máxima prevista era de 27ºC. Para esta quarta-feira (26), a temperatura deve oscilar entre 16ºC e 26ºC, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. A umidade relativa do ar ficará entre 24% e 52%.
Na quinta-feira (27) esquenta um pouco, com os termômetros marcando entre 17ºC e 26ºC e umidade de 38% a 81%, com possibilidade de chuva. Na sexta-feira (28), os termômetros devem marcar entre 18ºC e e 31ºC, com umidade de 28% a 79%, sem previsão de chuva.
Capital
A cidade de São Paulo registrou a madrugada mais fria do ano nesta terça-feira, com mínima absoluta de 2,6°C nas regiões de Parelheiros e Engenheiro Marsilac, no extremo sul da capital paulista. A média mínima da capital foi de 9,5ºC, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura.