Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

RP registra a 5ª morte por covid-19

© Reuters / Flavio Lo Scalzo / Direitos Reservados

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmou, na tarde desta terça-feira, 14 de abril, mais uma morte por covid-19 em Ribeirão Preto. A cidade já soma cinco óbitos devido à infecção pelo novo coronavírus. Os dados foram divulgados no Boletim Epide­miológico, por meio do De­partamento de Vigilância em Saúde. A vítima é um homem de 87 anos portador de doen­ças cardiovascular e também neurológica crônicas.

A primeira morte no mu­nicípio ocorreu em 26 de mar­ço. O paciente era um homem de 36 anos, atendido no Hos­pital das Clínicas, que já tinha comorbidades, como imuno­deficiência e doença renal crô­nica. O paciente era tratado de mieloma múltiplo, neoplasia óssea e insuficiência renal. No dia 3, Ribeirão Preto re­gistrou o falecimento pela doença de um engenheiro agrônomo de 76 anos atendi­do em hospital privado – nes­te caso, não havia nenhuma comorbidade notificada.

O terceiro óbito ocorreu em 4 de abril, num hospital público. A paciente era uma mulher de 89 anos com do­ença neurológica crônica. No dia 5, Ribeirão Preto registrou a quarta morte por covid-19 – de um homem de 57 anos com diabetes e doença cardiovascu­lar crônica, atendido em um hospital público.

O número de casos de co­ronavírus na cidade subiu de 178 para 184 nesta terça-feira.
Segundo o Boletim Epi­demiológico da Secretaria Municipal da Saúde, são mais seis pessoas com covid-19 na cidade em relação a segunda­-feira (13). O município ainda aguarda o resultado de 405 exames. Já foram descartadas 385 suspeitas. A taxa de letali­dade em Ribeirão Preto, con­siderando o número de óbitos em relação ao total de infec­ções, é de 2,7%, bem abaixo dos índices nacional e estadual.

No total, já são 974 noti­ficações de supostas ocorrên­cia de coronavírus – quatro em fevereiro, 551 em março e 419 em abril. Dentre os 184 casos confirmados estão 110 do mês passado e 74 do atu­al – mais de cinco por dia. Os dados foram divulgados no Boletim Epidemiológico, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde.

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP), com base na quantidade de subnotifi­cações – testes que ainda não foram realizados porque estão represados nos laboratórios (são cerca de 30 mil no estado) e ca­sos em que a pessoa não sente os sintomas – projeta que Ribeirão Preto já deve ter ultrapassado a barreira de mil pacientes com covid-19. Na região, este núme­ro seria superior a 1.600.

Ribeirão Preto já tem 55 casos confirmados de síndro­me respiratória aguda grave (Srag), segundo o Boletim Epi­demiológico da Secretaria Mu­nicipal da Saúde, mas 52 são de Sars-Cov-2 (coronavírus) – 27 de março e 25 deste mês – e três de influenza que re­sultaram em mortes, um pelo vírus H3N2, outro pelo Flu B e um terceiro não identificado (“Srag A não subtipado”).

No total, Ribeirão Preto já registrou oito mortes por sín­drome respiratória aguda gra­ve neste ano. Os outros cinco óbitos ocorreram porque as vítimas foram infectadas pelo novo coronavírus, causador da covid-19. O número de pa­cientes com Srag cresceu des­de o início do ano. Em janeiro eram oito casos, em fevereiro subiu para 12 e em março o número saltou para 145.

Em apenas 143 dias, o mês de abril já revela 126 pacientes com a síndrome respiratória, mas que ainda aguardam o resultado para o coronaví­rus e outras doenças como pneumonia, influenza e gripe comum – nove por dia. No mesmo mês de 2019 foram 31 casos suspeitos.

Em 2020, a Secretaria da Saúde recebeu 291 notifica­ções de Srag. No ano passado inteiro foram 273, contra 346 de 2018. Em todo o estado, até o dia 8 de abril, último dado disponível, 2.355 pessoas fo­ram hospitalizadas em hospi­tais paulistas com Srag causada pelo coronavírus. Dessas, 1.193 (50,6%) não eram idosos.

Os números detalhados por faixa etária mostram que 816 internados tinham entre 40 e 59 anos e 352, de 20 a 39 anos. As crianças e adolescen­tes, que raramente apresentam complicações, têm número baixo de internações, mas não estão completamente fora de risco. Foram 25 casos graves na população de zero a 19 anos, incluindo duas mortes.

Postagens relacionadas

VÍDEO – Carro pega fogo perto de Shopping

Luque

Obras do quadrilátero central ficarão suspensas até dia 16 de janeiro

Redação 2

Liminar pede caução ao PróUrbano sobre repasses da prefeitura

Redação 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com