Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

RP registra 601 candidatos a vereador

JF PIMENTA-ARQUIVO

Ribeirão Preto tem 601 candidatos a vereador, mas o número oficial não vai pas­sar de 566, média de 26 pos­tulantes para cada cadeira da Câmara, que a partir de 2021 terá 22 vagas, cinco a menos do que as atuais 27. A informação está disponí­vel no site do Tribunal Su­perior Eleitoral (TSE), onde também é possível consultar todos os dados de cada con­corrente, inclusive a situação da candidatura.

Vinte e dois partidos de Ribeirão Preto lançaram can­didatos a vereador. Como todos aguardam o julgamen­to de deferimento da candi­datura pela Justiça Eleitoral, este número poderá sofrer uma redução, pois alguns pe­didos podem ser indeferidos. Outro motivo que fará este to­tal diminuir em 35 nomes está ligado ao racha interno do Par­tido Social Liberal (PSL).

Enquanto o juiz Lúcio Al­berto Enéas da Silva Ferreira, da 108ª Zona Eleitoral de Ri­beirão Preto, não decide qual dos dois grupos que lutam pelo comando do partido na cidade será o vencedor, am­bos foram autorizados a re­gistrar candidatos.

No total, o partido tem 68 inscritos, mas apenas 33 poderão concorrer, já que este é o numero máximo de candidatos que cada legen­da pode lançar este ano para vereador. Neste caso, um mesmo candidato da legen­da pode ter sido inscrito nas duas convenções. Portanto, o nome estaria em duplicidade.

Considerando o total máximo de candidato que o PSL poderá lançar, e que nenhum dos candidatos dos outros partidos tenha sua candidatura indeferida, Ri­beirão Preto terá nas próxi­mas eleições 566 concorren­tes, no máximo, um aumento de 2,72% em relação aos 551 das eleições de 2016. A pró­xima legislatura começa em 1º de janeiro de 2021 e vai até 31 de dezembro de 2024.

Reeleição
Com a redução no número de cadeiras de 27 para 22 na próxima legislatura, e a desis­tência de dois vereadores de tentar a reeleição, pelo menos sete dos atuais parlamentares não deverão voltar para um próximo mandato.

Luciano Mega (PDT) e Paulinho Pereira (PSDB) não tentarão a reeleição. Nas elei­ções de 2012, quando a Câ­mara tinha 20 parlamentares, apenas seis, ou seja 30%, con­seguiram se reeleger. Já nas eleições de 2016 – época em que foi deflagrada a Operação Sevandija – o Legislativo ri­beirão-pretano tinha 22 parla­mentares e nove conseguiram se reeleger, cerca de 41%.

Levantamento da Secre­taria Municipal de Adminis­tração revela que 30 servi­dores municipais pediram afastamento do trabalho para concorrer nas eleições deste ano. O afastamento das fun­ções é obrigatório e determi­nado pela legislação eleitoral.

Como o Tribuna já publi­cou nas edições de sábado (26) e domingo (27), Ribeirão Preto tem onze candidatos a prefeito, mas este número pode cair para dez se a Justiça Eleitoral anular a convenção do empre­sário Rodrigo Junqueira (PSJ).

As eleições municipais des­te ano foram adiadas de 4 de outubro para 15 de novem­bro. Nos municípios onde houver segundo turno – ci­dades com mais de 200 mil eleitores onde o candidato mais votado não alcance 50% dos votos mais um (maioria) –, o pleito será realizado no dia 29 de novembro.

Ribeirão Preto tem 441.845 eleitores aptos a votar em no­vembro deste ano, segundo dados atualizados e divulga­dos pelo TSE. A quantidade de pessoas que poderão escolher prefeito e vereadores na cida­de é 1,48% superior ao elei­torado de 435.369 “ribeirão­-pretanos” da última eleição municipal, em outubro de 2016 – são 6.476 a mais.

Candidatos a prefeito já estão registrados
Os onze candidatos a prefeito de Ribeirão Preto já estão regsitrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São eles o professor Fernando Chiarelli (Patriota, 63 anos), coronel Luís Henrique Usai (PRTB, 56 anos), a professora, escritora e historiadora, Cristiane Bezerra (MDB, 52 anos) e o engenheiro agrônomo e atual chefe do Executivo, Duarte Nogueira (PSDB, 56 anos).

Também estão na disputa o promotor Antônio Alberto Machado (PT, 62 anos), o professor Mauro Inácio (Psol, de 51 anos), o ferroviário Gérsio Baptista (PMN, de 64 anos), o empresário Rodrigo Junqueira (PSL, 43 anos), a professora universitária, Suely Vilela (PSB, 66 anos), o advogado Vanderley Caixe Filho (PCdoB, de 42 anos) e o professor Emilson Roveri (Rede Sustentabilidade, 59 anos).

Candidatos a vereador por partido na cidade
Partido Social Liberal (PSL) – 68 (cairá para 33)
Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) – 33
Partido Liberal (PL) – 33
Partido Socialista Brasileiro (PSB) – 33
Partido Progressistas (PP) – 33
Partido dos Trabalhadores (PT) – 33
Republicanos – 33 Democratas (DEM) – 32
Movimento Democrático Brasileiro (MDB) – 32
Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) – 30
Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) – 30
Partido Republicano da Ordem Social (Pros) – 27 Solidariedade (SDD) – 26
Patriota (Patri) – 26
Cidadania – 24
Partido Social Democrático (PSD) – 23
Partido Democrático Trabalhista (PDT) – 20
Podemos – 20 Novo – 14
Partido Socialismo e Liberdade (Psol) – 13
Partido Comunista do Brasil (PCdoB) – 09
Rede Sustentabilidade – 08
Partido Comunista Brasileiro (PCB) – 01
Total não oficial: 601, pois o PSL terá de cortar 35
Total oficial: 566
Fonte: site do TSE

Eleições terão mais de 545 mil candidatos
O número exato de candidatos que vão disputar vagas de prefeito, vice-prefeito e vereador ainda nem foi fechado pela Justiça Eleitoral, mas já é o a maior desde 2000, quando a votação no país foi 100% eletrônica pela primeira vez. Até segunda-feira, 28 de setembro, o portal lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com essas infor­mações já registrava 545.036 solicitações. O recorde anterior havia sido em 2016, com 496.887 candidatos.

No último sábado (26), terminou o prazo para que partidos políticos e coligações solicitassem à Justiça Eleitoral os registros. So­mente interessados em ocupar uma cadeira em uma das Câma­ras Municipais do país somam 507.727 inscritos. Na pesquisa por candidatos a comandar prefeituras dos 5.570 municípios são mais 19,1 mil interessados.

Postagens relacionadas

Exposição – A chancela feminina da história

Redação 1

Pedro II promove a limpeza de lustre

Redação 1

Empresário Maurilio Biagi recepcionará Bolsonaro

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com