Tribuna Ribeirão
Saúde

RP recebe mais 14,8 mil doses

THOMAS PETER/REUTERS

O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, a entrega de mais 578,1 mil doses da Co­ronavac – vacina contra co­vid-19 desenvolvida pela far­macêutica chinesa Sinovac Life Science e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan – para abastecer os 645 municípios do Estado e prosseguir com a imunização pelo estado.

A região do 13º Departa­mento Regional de Saúde (DR­S-XIII), que envolve Ribeirão Preto e mais 25 cidades, rece­berá 14.800 doses até esta quar­ta-feira (3). A remessa será en­tregue ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), onde os municípios menores deverão retirar os respectivos quantitati­vos. O DRS-VIII, de Franca, terá mais 8.700, e o DRS-V, de Barretos, mais 7.300.

“Nenhuma região do Estado de São Paulo ficará sem vacina para vacinar os idosos dentro do Programa Estadual de Imu­nização. Com essa nova entre­ga de vacinas, o Estado de São Paulo totaliza 1,7 milhão doses da vacina do Butantan para o programa de vacinação”, disse o governador João Doria (PSDB).

Segundo Doria, a imuni­zação com este novo lote deve começar em 8 de fevereiro. A cada nova programação lo­gística, a Secretaria de Estado da Saúde divulga os destinos e quantitativos, dando transpa­rência às grades previstas para cada região. As vacinas dis­tribuídas nesta etapa são para os municípios imunizarem os idosos acima de 90 anos.

Doria também disse que pretende iniciar a vacinação da população de 80 a 84 anos con­tra a covid-19 no fim de feverei­ro. Antes disso, o governo pau­lista aguarda uma incorporação do público de 80 anos ou mais no plano nacional de imuniza­ção. Além disso, a partir da dia 14, o Estado começa a aplicação da segunda dose da Coronavac para os primeiros vacinados.

As secretarias Estadual e Municipal da Saúde não sou­beram informar ao Tribuna quantas dessas doses são para a cidade de Ribeirão Preto. A pasta local emitiu nota para informar que “aguarda a mani­festação da Secretaria da Saúde do Estado sobre a quantidade de doses da vacina que Ribeirão Preto irá receber para organizar a vacinação dos idosos”.

O governo do Estado tam­bém pretende contemplar todo o público-alvo da primeira fase da campanha, que inclui traba­lhadores da saúde, indígenas, quilombolas, além de idosos (acima de 60 anos) e pessoas com deficiência a partir de 18 anos que vivem em instituições de longa permanência.

Segundo balanço divulga­do pelo Departamento de Vi­gilância em Saúde, até a ma­nhã desta segunda-feira (1º), Ribeirão Preto havia vacinado 9.900 profissionais da saúde, incluindo os da das unidades Campus e de Emergência do Hospital das Clínicas da Fa­culdade de Medicina da Uni­versidade de São Paulo (HC­FMRP/USP).

Já foram imunizados médi­cos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares e outros trabalhadores da rede municipal e dos hospitais públicos, particu­lares e filantrópicos que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus. A expectativa é atingir 32 mil trabalhadores do setor, das redes pública (estadu­al e municipal) e particular. Ou seja, até agora a cobertura vaci­nal chega a 30,9%.

Segundo a Secretaria Muni­cipal da Saúde, a meta é imuni­zar 150.275 pessoas dos grupos prioritários, formado nesta pri­meira etapa do Plano Munici­pal de Imunização (PMI) por profissionais de saúde e idosos e cuja vacinação começou no dia 19 de janeiro. A previsão inicial era concluir esta fase em 22 de março. São 32 mil profis­sionais de saúde e mais 118.275 pessoas acima de 60 anos.

No total, já vieram para Ri­beirão Preto 28.560 doses, sem contar o lote da cidade referen­te a nova remessa de 14.800. A rede municipal tem 22.040 e 6.520 foram para o HC. Em 27 de janeiro, a Secretaria Mu­nicipal da Saúde começou a vacinar idosos internados e funcionários de instituições de longa permanência – casas de repouso, lares e asilos – contra o coronavírus.

De acordo com o Departa­mento de Vigilância em Saúde, nesta primeira etapa da imuni­zação foram destinadas duas mil doses para este público. As demais pessoas acima de 60 serão contempladas assim que Ribeirão Preto receber mais doses da vacina. Cerca de 84% das mortes por covid-19 na ci­dade são de pessoas com mãos de 60 anos.

Os primeiros a receber as doses serão os idosos com ida­de de 90 anos ou mais. O plano do governo estadual é que 1,6 milhão de pessoas do primeiro público-alvo (profissionais de saúde da linha de frente, indí­genas, quilombolas e idosos em instituições como asilos) sejam imunizados até o dia 8. Entre as pessoas com 90 anos ou mais, a expectativa é que 206 mil pes­soas sejam vacinadas. Já entre o público entre 85 e 89 anos, se­rão 515 mil pessoas.

Postagens relacionadas

Mais Médicos: formado no exterior tem novo prazo para escolher vaga

Redação 1

Medo de infecção faz mulheres adiarem mamografias

Redação 1

Procedimentos feitos por planos de saúde cresceram 4,1% em 2018

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com