Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

RP quer vacinar 35,2 mil crianças

MARCELO CAMARGO/AG.BR.

A Secretaria Municipal da Saúde realiza neste sábado, 19 de outubro, das oito às 17 ho­ras, o “Dia D” de vacinação contra o sarampo (vacina trí­plice viral que protege contra a doença, caxumba e rubéola – SCR) para crianças a partir de seis meses a até quatro anos, onze meses e 29 dias de idade com vacinação incompleta.

A meta é imunizar 38 mil crianças nesta faixa etária, 95% das 40 mil que formam o público-alvo da campanha, mas, até agora, apenas 2.789 receberam a vacina, 7,33% do objetivo estipulado pelo Mi­nistério da Saúde com base programas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Faltam 35.211.

De acordo com a coordena­dora de imunização da Secreta­ria da Saúde, Mayra Fernanda de Oliveira, a procura pela va­cina está muito baixa. “Ribeirão Preto possui cerca de 40 mil crianças nesta faixa etária e a meta é imunizarmos 95% desse público, para mantermos uma boa cobertura vacinal”, diz.

“Por isso, insistimos aos pais e responsáveis para apro­veitarem essa oportunidade e imunizarem seus filhos con­tra as doenças, atualizarem as carteiras de vacinação”, orien­ta. O balanço da vacinação contra o sarampo, divulgado na quinta-feira (17) pelo Pro­grama de Imunização, aponta que foram vacinadas 2.789 crianças no período de 7 a 17 de outubro de 2019.

Deste total, 937 crianças – o que representa 33,6% – não tinham a carteira de vacina­ção em dia e receberam a vaci­na tríplice viral. Neste sábado estarão disponíveis 13 unida­des de saúde para imunização dessas crianças no município. A meta da Secretaria Muni­cipal da Saúde é vacinar 95% do público-alvo. Em 30 de outubro, também um sábado, acontecerá o segundo “Dia D” dentro da programação da grande mobilização nacional de combate às doenças.

O secretário da Saúde aler­ta a população para procurar as salas de vacina. “As pessoas entram e saem da cidade e a maior preocupação que de­vemos ter é levar as crianças para serem vacinadas. Preci­samos conscientizar, insistir aos pais que levem seus filhos para se imunizarem e atuali­zarem suas carteiras de vaci­nação para mantermos a boa cobertura vacinal que temos e não corrermos risco”, orienta Sandro Scarpelini.

Em todo o Estado, 4,3 mil postos de saúde estarão aber­tos. Serão mobilizados 28,4 mil profissionais, além de 3,6 mil postos fixos, com suporte de cerca de 1,4 mil veículos, entre carros, ônibus e barcos e mais de 600 postos volantes. Desde 7 de outubro, São Pau­lo vacinou 17,7 mil crianças e segue com a meta de imunizar 2,2 milhões de crianças.

O Estado de São Paulo já acumula doze óbitos no ano pela doença. Antes da confir­mação da primeira vítima fatal, no final de agosto, estava há 22 anos sem registrar mortes por sarampo. A Secretaria Estadu­al da Saúde também informou que o número de casos con­firmados da doença chegou a 7.649 no Estado, dos quais 57% foram registrados na capital paulista, cidade mais afetada.

Em Ribeirão Preto, a Se­cretaria Municipal da Saúde confirmou, no início do mês, mais 13 casos de sarampo que estavam sendo investigados. A cidade já soma 33 ocorrências da doença neste ano – foram 21 em agosto, onze em julho, uma em junho e nenhuma em setembro. Atualmente, outras 187 suspeitas de infecção estão sob investigação.

Em todos os casos a pasta promoveu bloqueios vacinais. O Departamento de Vigilância em Saúde, ligado à SMS, recomenda às pessoas que procurem algum dos 36 postos com salas de vaci­nação, caso ainda não tenham feito a imunização contra a do­ença. As unidades permanecem abertas de segunda a sexta-feira – os horários de atendimento são variados, de acordo com o funcionamento de cada uma.

Vacinação
Com o crescente de casos, a Secretaria da Saúde realiza, desde o dia 7, nova campanha de vaci­nação contra a doença. A ação tem como público-alvo crianças de seis meses a cinco anos que ainda não foram imunizadas. A campanha vai até 25 de outubro. Já entre 18 e 30 de novembro, será a vez dos jovens de 20 a 29 anos entrarem como alvos de uma nova campanha. Esse grupo poderá receber a dose da tríplice viral (sarampo, rubéola e caxum­ba) ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme a indicação do profissional de saúde.

Na faixa etária de um a 29 anos, a recomendação é que a pessoa tome duas doses da va­cina, com intervalo mínimo de 30 dias entre uma dose e outra. No caso dos bebês de seis me­ses a um ano, a dose dada está sendo aplicada apenas por cau­sa da situação de surto e não será contabilizada na caderneta de vacinação. Ou seja, mesmo que a criança seja vacinada, terá que voltar ao posto quan­do completar um ano para re­ceber as doses de rotina.

O Departamento de Vigi­lância em Saúde, ligado à SMS, recomenda às pessoas que pro­curem algum dos 36 postos com salas de vacinação, caso ainda não tenham feito a imunização contra a doença. As unidades permanecem abertas de segun­da a sexta-feira – os horários de atendimento são variados, de acordo com o funcionamento de cada uma.

No “Dia D”, estarão dispo­níveis 13 unidades de saúde para vacinação dessas crian­ças no município. A Secretaria Municipal da Saúde orienta as pessoas que apresentarem febre e manchas vermelhas pelo cor­po, acompanhadas de tosse, co­riza e ou conjuntivite, a procu­rarem uma unidade de saúde.

Postagens relacionadas

HC faz a 3ª cirurgia em irmãs siamesas

Redação 1

Óbitos por covid-19 despencam em RP

Redação 1

Operação da Polícia Civil investiga empresas de crédito no Centro de Ribeirão Preto

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com