Se a greve dos servidores não atrapalhar, a campanha de vacinação contra a gripe terá início na próxima segunda-feira, 23 de abril, e vai se estender até 1º de junho. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a meta neste ano é imunizar 180 mil pessoas, 90% do público-alvo – o grupo prioritário é formado por 200 mil idosos, crianças de seis meses a até cinco anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas e imunodeprimidos e professores de escolas públicas e privadas.
No ano passado, segundo informações enviadas ao Tribuna por Mayra Fernanda de Oliveira, coordenadora do Programa de Imunização da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, foram imunizadas cerca de 165 mil pessoas, 82,5% do público-alvo (200 mil ribeirão-pretanos). Na área do Departamento Regional de Saúde (DRS-13), que abrange mais 25 municípios, foram imunizados 339.665 moradores.
Ribeirão Preto possui atualmente 38 salas de vacinas que permanecem abertas de segunda a sexta-feira, com horários variados de atendimento de acordo com os de funcionamento de cada unidade de saúde. Em 12 de maio, segundo sábado do mês, será realizado o “Dia D” de vacinação. Nessa data, a secretaria vai disponibilizar dez salas para atendimento à população, no horário das oito às 17 horas.
A vacina ofertada protege contra os três subtipos do vírus da gripe deter-minados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – A/H1N1 (a popular “gripe suína” ou “gripe A”), A/H3N2 e influenza B (“B Phuket”). “É fundamental que a população procure os postos de saúde para se vacinar, lembrando que ela protege não somente contra a gripe, mas também de casos graves que podem levar a internações e até à morte”, alerta Mayra Fernanda de Oliveira.
No ano passado, foram confirmados em Ribeirão Preto 41 casos de influenza (de 246 suspeitos), queda de 56% em relação aos 93 de 2016 (447 investigados), 52 a menos. Em 2018, até 28 de fevereiro, a Secretaria da Saúde investigava 17 ocorrências, sem confirmação. Em 2017 não foi constatado nenhum óbito, mas no período anterior doze pessoas morreram vítimas do vírus H1N1, que causa a popular “gripe suína” ou “gripe A”.
Em 2017, por causa do surto de gripe no Brasil, além dos grupos prioritários, foram incluídos também na campanha integrantes da Defensoria Pública, polícias Militar, Civil e Federal, Guarda Civil Municipal, doadores de sangue e medula, trabalhadores dos tribunais de justiça e fóruns, profissionais que trabalham com pessoas em situação de rua, cuidadores de idosos e auxiliar de classes e demais funcionários de escolas do ensino básico e superior.
Também entraram na lista funcionários de creches, trabalhadores de limpeza urbana e coletores de resíduos, bombeiros, Defesa Civil, funcionários do Poupatempo, dos Correios, promotores e procuradores, pessoas de 50 a 54 e de 55 a 59 anos de idade, cuidadores de crianças, motoristas, cobradores e trabalhadores em transporte rodoviário motoristas de táxi.
Postos com salas de vacinação no ‘Dia D’
– UBS Campos Elíseos
Avenida da Saudade nº 1.452
– UBS Jardim João Rossi
Avenida Independência nº 4.315
– UBS Simioni
Rua Antônio Augusto Carvalho nº 672
– UBS Ribeirão Verde
Rua João Toniolli nº 3.461
– UBDS Sumarezinho
Rua Terezina nº 690
– CSE Ipiranga
Avenida Dom Pedro I nº 753
– UBDS Vila Virgínia
Rua Franco da Rocha nº 1.270
– UBS Parque Ribeirão Preto
Rua Guy Saad Salomão nº 225
– UBDS Castelo Branco
Avenida Dom Luís do Amaral Mousinho nº 3.300
– UBS Jardim Juliana
Avenida Doutor Marco Antônio
Marcário dos Santos nº 602