Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

RP quer alunos nas escolas já no dia 30

ANDO GONZAGA/CCS

A Secretaria Municipal da Educação propôs ao Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pra­dópolis (SSM-RPGP) a volta das aulas presenciais a partir de 30 de agosto. Inicialmente, 50% dos alunos do ensino fundamental retornariam às escolas nesta data e, a partir daí, o retorno seria gradual, dependendo do avanço da vacinação contra a covid-19.

A secretaria também defen­de a volta da educação infantil a partir de 15 de setembro. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira, 16 de agosto, em reunião entre representantes da pasta e do sindicato, inclusive do presidente Valdir Avelino.

Também foram apresenta­dos todos os documentos re­ferentes às vistorias realizadas pelos três médicos infectologis­tas – Fernando Belíssimo Ro­drigues, Renata Teodoro Nasci­mento e Valdes Roberto Bolella – nas escolas, os relatórios das unidades que já promoveram adequações e as que ainda estão em fase de execução.

A secretaria também apre­sentou uma relação de todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) comprados ou que estão em processo de compra e os já distribuídos, além de calendário atualizado da vacinação dos profissionais da Educação. Ficou definido que, nesta terça-feira (17), a pasta enviará para o sindicato a formalização das propostas.

O objetivo é viabilizar o re­torno das aulas presenciais o mais rápido possível. “A reunião desta segunda-feira com o sin­dicato foi muito positiva. Enca­minha-remos para a entidade, até terça-feira, dia 17, uma nova proposta já com o cronograma de visitas às escolas para que as vistorias comecem o mais rápi­do possível. Após as vistorias, nos reuniremos para debater os próximos passos do retorno pre­sencial”, explica o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.

A audiência de conciliação entre o Sindicato dos Servidores Municipais e a Secretaria Mu­nicipal da Educação, realizada nesta sexta-feira, 13 de agosto, no Fórum Trabalhista, terminou sem acordo e sem data definida para o retorno das aulas presen­ciais nas 132 escolas da rede de ensino da prefeitura.

A audiência teve mediação do juiz João Baptista Cilli Filho, da 4ª Vara do Trabalho de Ribei­rão Preto. O encontro foi solici­tado pela Secretaria Municipal da Educação, que tenta anteci­par para este mês o retorno das aulas presenciais, mesmo sem concluir a vacinação completa – primeira e segunda doses – contra a covid-19 dos cinco mil servidores ligados à pasta.

A Educação de Ribeirão Pre­to tem cinco mil funcionários entre professores, diretores, co­ordenadores, monitores, super­visores, cozinheiros, auxiliares, motoristas e outros funcionários que atuam no ambiente escolar. A secretaria argumenta que já imunizou três mil profissionais da com duas doses da vacina contra o coronavírus (60%) e dois mil com uma dose (40%).

A segunda dose para esses dois servidores está agendada para 15 de setembro. Além dis­so, os três médicos três médicos infectologistas vistoriaram 110 escolas, 83,3% das 132 unida­des da rede – faltam apenas as 22 conveniadas. A imunização total dos funcionários da pasta e o laudo dos infectologistas se­rão decisivos para o retorno dos 47.271 alunos da rede municipal às salas de aula.

O governo tem agilizado as vistorias para garantir a segu­rança sanitária de servidores e estudantes. No encontro tam­bém ficou definido que todos os laudos das 132 escolas terão de ser entregues, pela prefeitura de Ribeirão Preto à Justiça do Trabalho, até 30 de agosto. Já o sindicato terá que aceitar ou contestá-los até 10 de setembro.

A Justiça do Trabalho tam­bém definiu que a prefeitura e o sindicato poderão acordar entre si a data de retorno par­cial ou integral, independente­mente do acordo firmado em 25 de maio deste ano. Nesta hipótese, o acordo terá de ser comunicado ao Ministério Público do Trabalho e ao juiz João Baptista Cilli Filho.

Das 132 unidades adminis­tradas pela prefeitura. 31 são Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), 36 são Centros de Educação Infantil (CEIs), 43 são Escolas Mu­nicipais de Educação Infantil (Emeis) e 22 são escolas conve­niadas. O ano letivo teve início no dia 2 de agosto, mas de for­ma remota, pela internet. São cerca de doze mil educadores na cidade, contando funcioná­rios da rede pública municipal e estadual e da particular, e 9.951 já estão imunizados com ao menos uma dose (82,9%).

Postagens relacionadas

Motociclista fica ferido após parar debaixo de ônibus em acidente na zona Norte de Ribeirão Preto

William Teodoro

BB diz que estará na Agrishow por atuação comercial e não cita retirada de patrocínio

Redação 10

Concessionária admite problemas na Anhanguera em Santa Rita do Passa Quatro

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com