Tribuna Ribeirão
Cultura

RP promove salão de fotografia

A partir do próximo sábado, 6 de janeiro, a Casa da Cultura, na praça Alto do do São Bento nº 11, no Morro do São Bento, no Jardim Mosteiro, será o palco do V Salão Nacional de Arte Fotográfica Monocromática de Ribeirão Preto. O evento recebeu 713 inscrições de 19 estados brasileiros e 132 fo­tos foram selecionadas

A abertura acontece às vés­peras do Dia Nacional do Fotó­grafo, celebrado em 8 de janeiro, além de comemorar os 18 anos de fundação do Grupo Amigos da Fotografia (GAF), organiza­dor do evento. Cada participante inscreveu três imagens.

Os organizadores ficaram surpresos com uma curiosida­de: o V Salão Nacional de Ri­beirão Preto pode ser o último a expor fotos analógicas, feitas com máquinas antigas que forçam o fotógrafo a manter o espetacular ritual da revelação em câmera escura.

Segundo Elza Rossato, do GAF, das 713 imagens inscritas na edição de 2018, apenas 45 são analógicas, 6,3% do total. As máquinas digitais são uma reali­dade sem volta. Além de facilitar o trabalho dos fotógrafos, não há custo com papel e produtos quí­micos – que geralmente vêm do exterior e são vendidos em dólar.

A edição de janeiro ain­da conta com duas categorias, “Analógica” e “Digital”. O corpo de jurados conta com cinco alu­nos do curso básico de fotogra­fia do GAF – terminou em 5 de dezembro –, cinco amadores do curso avançados e mais cinco profissionais do júri técnico.

Dos 19 estados que enviaram fotos, 132 imagens foram sele­cionadas, entre menção honro­sa e primeiro, segundo e tercei­ro lugares. Dois fotógrafos do jornal Tribuna estão no salão. Elza Rossato pegou o primeiro e o segundo lugar na categoria “Analógica” e Alfredo Risk con­quistou duas menções honrosas na categoria “Digital”.

A abertura do V Salão Nacio­nal e Arte Fotográfica Monocro­mática de Ribeirão Preto será às 19 horas de sábado, dia 6, com a premiação e coquetel para os convidados. Quem quiser co­nhecer os trabalhos pode visitar a Casa da Cultura no horário normal de atendimento.

A entrada é franca e as fotos serão espalhas por todo o prédio, que serve de sede da Secretaria Municipal da Cultura. A titular da pasta, a bailarina Isabella Pes­sotti, deve prestigiar a abertura do evento. Par celebrar seus 18 anos, o GAF vai homenagear fo­tógrafos, imprensa e autoridades.

Serão entregues certificados e haverá uma exposição fotográ­fica simultânea com obras dos alunos do Grupo Amigos da Fo­tografia deste segundo semestre. O jornal Tribuna será um dos homenageados e receberá um “mimo”, uma máquina fotográfi­ca antiga, uma câmera “pinhole”.

O GAF também vai ho­menagear o fotógrafo Rubens Guerra, que faleceu na noite de quarta-feira, 27 de dezembro, em Ribeirão Preto, aos 59 anos. Ele tinha mais de 40 anos de car­reira, com foco na publicidade. Era ligado ao Cine Foto Clube de Ribeirão Preto, mas fez amigos por toda a parte. Ele será repre­sentado pelo também fotógrafo Beto Baptista.

Postagens relacionadas

Retratos Fantasmas é escolhido para representar o Brasil no Oscar

Redação 2

Cinema, TV, teatro. Marcos Palmeira tem grandes papéis em todos eles

Redação 1

Ribeirão receberá peça com tema espírita

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com