A partir do próximo sábado, 6 de janeiro, a Casa da Cultura, na praça Alto do do São Bento nº 11, no Morro do São Bento, no Jardim Mosteiro, será o palco do V Salão Nacional de Arte Fotográfica Monocromática de Ribeirão Preto. O evento recebeu 713 inscrições de 19 estados brasileiros e 132 fotos foram selecionadas
A abertura acontece às vésperas do Dia Nacional do Fotógrafo, celebrado em 8 de janeiro, além de comemorar os 18 anos de fundação do Grupo Amigos da Fotografia (GAF), organizador do evento. Cada participante inscreveu três imagens.
Os organizadores ficaram surpresos com uma curiosidade: o V Salão Nacional de Ribeirão Preto pode ser o último a expor fotos analógicas, feitas com máquinas antigas que forçam o fotógrafo a manter o espetacular ritual da revelação em câmera escura.
Segundo Elza Rossato, do GAF, das 713 imagens inscritas na edição de 2018, apenas 45 são analógicas, 6,3% do total. As máquinas digitais são uma realidade sem volta. Além de facilitar o trabalho dos fotógrafos, não há custo com papel e produtos químicos – que geralmente vêm do exterior e são vendidos em dólar.
A edição de janeiro ainda conta com duas categorias, “Analógica” e “Digital”. O corpo de jurados conta com cinco alunos do curso básico de fotografia do GAF – terminou em 5 de dezembro –, cinco amadores do curso avançados e mais cinco profissionais do júri técnico.
Dos 19 estados que enviaram fotos, 132 imagens foram selecionadas, entre menção honrosa e primeiro, segundo e terceiro lugares. Dois fotógrafos do jornal Tribuna estão no salão. Elza Rossato pegou o primeiro e o segundo lugar na categoria “Analógica” e Alfredo Risk conquistou duas menções honrosas na categoria “Digital”.
A abertura do V Salão Nacional e Arte Fotográfica Monocromática de Ribeirão Preto será às 19 horas de sábado, dia 6, com a premiação e coquetel para os convidados. Quem quiser conhecer os trabalhos pode visitar a Casa da Cultura no horário normal de atendimento.
A entrada é franca e as fotos serão espalhas por todo o prédio, que serve de sede da Secretaria Municipal da Cultura. A titular da pasta, a bailarina Isabella Pessotti, deve prestigiar a abertura do evento. Par celebrar seus 18 anos, o GAF vai homenagear fotógrafos, imprensa e autoridades.
Serão entregues certificados e haverá uma exposição fotográfica simultânea com obras dos alunos do Grupo Amigos da Fotografia deste segundo semestre. O jornal Tribuna será um dos homenageados e receberá um “mimo”, uma máquina fotográfica antiga, uma câmera “pinhole”.
O GAF também vai homenagear o fotógrafo Rubens Guerra, que faleceu na noite de quarta-feira, 27 de dezembro, em Ribeirão Preto, aos 59 anos. Ele tinha mais de 40 anos de carreira, com foco na publicidade. Era ligado ao Cine Foto Clube de Ribeirão Preto, mas fez amigos por toda a parte. Ele será representado pelo também fotógrafo Beto Baptista.