Tribuna Ribeirão
Geral

RP poderá ter app público de ‘delivery’

MARCELLO CASAL JR.-AG.BR.

A criação de um aplicativo de “delivery” (entrega em do­micílio) gratuito para comer­ciantes e empresários foi indi­cada à prefeitura de Ribeirão Preto pela vereadora Gláucia Berenice (DEM) para incen­tivar a movimentação do co­mércio de forma digital e, con­sequentemente, impulsionar a criação de empregos na cidade.

A ideia da parlamentar é criar uma plataforma em que empresários e comerciantes possam expor digitalmente seus produtos e serviços, além de criar uma cooperativa de entre­gas que facilite e reduza custos com transporte e divulgação.

Na semana passada, a vere­adora se reuniu com Eduardo Molina, secretário de municipal de Desenvolvimento e Inovação de Ribeirão Preto, que apresen­tou sugestões para o atendimen­to da necessidade dos empreen­dedores por meio do aplicativo.

A vereadora destaca que, as restrições impostas pela pande­mia do novo coronavírus trouxe a imposição de uma adequação nas formas das práticas comer­ciais e econômicas, não só em Ribeirão Preto, como em todo mundo, que impactaram negati­vamente as empresas de peque­no e médio porte.

Estão na lista restaurantes, açougues, padarias, prestadores de serviços, artesãos, entre ou­tros, afetando em cheio a econo­mia local. A proposta é desen­volver e coordenar um sistema de plataforma digital para capa­citação, cooperação e promoção das empresas de pequeno porte de Ribeirão Preto.

Isso seria feito por meio do marketing digital. “O ce­nário que estamos enfren­tando enfatiza a importância do domínio das ferramentas da tecnologia da informação para o desenvolvimento do marketing digital, com o in­tuito de auxiliar a manutenção e sobrevivência destas empre­sas”, ressalta a vereadora.

Em reunião com Eduardo Molina, a vereadora discutiu for­mas de viabilizar o aplicativo, que proporcionará uma opção para que o comércio local não fique tão dependente de plataformas de privadas de entrega e divulgação de seus produtos, que chegam a cobrar até 27% do valor da mer­cadoria para a realização do ser­viço. A prefeitura avalia a possi­bilidade de estruturação do app.

“Avaliamos junto à Coderp (Companhia de Desenvolvi­mento Econômico de Ribeirão Preto) e levantamos que a cria­ção de um sistema de gerencia­mento de uma plataforma digi­tal para fomentar o marketing digital, uma tecnologia seme­lhante, já foi desenvolvida pelo município e foi possível ser im­plantada pelo custo equivalente a R$ 30 mil, valor patrocinado por empresas privadas de gran­de porte e por doações”, ressalta.

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