O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) disse nesta terça-feira, 9 de fevereiro, em coletiva de imprensa no Palácio Rio Branco, que se a população não colaborar e a ocupação de leitos de terapia intensiva continuar a subir, pode rebaixar Ribeirão Preto para a fase vermelha do Plano São Paulo mesmo sem o aval do governo paulista, antes da nova reclassificação, marcada para sexta-feira (12).
Também participaram da coletiva os secretários municipais da Saúde, Sandro Scarpelini, e de Governo, Antonio Daas Abboud. Também participaram da diretoria do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, e da secretária adjunta da Saúde, Jane Aparecida Cristina.
A ocupação de leitos de terapia intensiva em Ribeirão Preto estava em 80,1 % às 18h15 desta terça-feira, mesmo com a abertura de novas vagas. Segundo a plataforma leitoscovid.org, havia pacientes internados em 157 das 196 disponibilizadas pelos onze hospitais da cidade. Na enfermaria, a taxa era de 56,1% no mesmo horário, com 106 dos 189 leitos ocupados.
Nogueira foi contundente ao afirmar que, além do poder público e dos setores produtivos, é preciso que cada pessoa tenha consciência e faça a sua parte evitando aglomerações, usando máscaras e obedecendo todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo Plano São Paulo.
“Não se pode jogar apenas nas costas do poder público toda a responsabilidade para a prevenção da covid-19. Esta é uma responsabilidade compartilhada de toda a sociedade”, afirma. O tucano também anunciou a abertura de mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIO) no Hospital das Clínicas, ainda nesta semana.
Na fase vermelha podem abrir apenas estabelecimentos que prestam serviços essenciais como supermercados, padarias, açougues, farmácias, drogarias, bancos (seguindo as regras de distanciamento e higienização), oficinas mecânicas, pet shops, feiras livres, hoteis, bancas de jornal e lojas de material de construção.
Também podem atender postos de combustíveis, serviços de limpeza, segurança, transporte (ônibus, táxis e aplicativos), abastecimento, salões de beleza e academias de ginástica – leis municipais consideram essas duas atividades essenciais. A abertura de bares e restaurantes, do comércio tradicional de rua e dos shopping centers não é permitida.
Nogueira reafirmou que, durante o feriado de carnaval, o Departamento de Fiscalização Geral, a Guarda Civil Metropolitana (CGM) e a Polícia Militar estarão de plantão atuando no combate às festas clandestinas. Não haverá nenhum tipo de atividade carnavalesca na cidade
Reunião com empresários
Ainda nesta terça-feira (9), Nogueira e os secretários Sandro Scarpelini, Daas Abboud e Ricardo Aguiar, da Casa Civil, participaram de uma reunião com representantes da saúde, de setores produtivos e do Ministério Público de São Paulo (MPSP).
“A razão dessa reunião é anteciparmos problemas graves que possamos vir a ter em relação ao aumento dos casos de coronavírus e, consequentemente, da ocupação dos leitos nos hospitais públicos e privados da cidade. Por isso, é importante que todos os setores da sociedade colaborem de forma conjunta para a contenção da doença”, disse o chefe do Executivo.
O prefeito ressaltou a importância da divulgação dos protocolos sanitários e pediu o comprometimento dos setores representativos para auxiliar a propagar as orientações. As entidades, tanto do setor público como do setor privado, responsáveis por atividades empresarias, comerciais e de serviços, representam mais de 80% da força econômica da cidade e da geração de emprego e renda.
Campanha
Após a reunião, a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), o Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-RP) lançaram campanhas de orientação e conscientização voltada à população e também aos comerciantes.
Além de enfatizar a importância do uso de máscara, álcool em gel e do distanciamento social, a campanha faz o alerta para que as pessoas evitem aglomerações. “Se você não colaborar, não adianta reclamar!” foi o tema escolhido por Sincovarp e CDL-RP.
Além de cartazes afixados em todos os 285 ônibus da frota do transporte coletivo de Ribeirão Preto e também nos terminais de embarque e desembarque, atingindo um público aproximado de 200 mil usuários por dia, a iniciativa também acontece nas redes sociais, outdoors, por EmaillMKT, grupos de WhatsApp e nos canais de comunicação dos 30 apoiadores.