Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

RP pode ter ônibus a gás

FOTO: GUILHERME SIRCILI

O SuperaLab – laboratório de inovação aberta –, inaugu­rado nesta segunda-feira, 9 de agosto, no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, irá sediar um estudo sobre impactos da utili­zação do gás natural no trans­porte público no município. O projeto GasBrasiliano Inova­tion Hub (GaBih) é promovi­do pela empresa responsável pela distribuição de gás natural canalizado na região Noroeste do Estado de São Paulo, abran­gendo 375 municípios.

O objetivo do GaBih é identi­ficar, selecionar e captar startups e empreendedores que possam gerar soluções para atendimen­to ao mercado do gás natural na região, proporcionando uma melhoria na experiência dos consumidores. A parceria entre o parque tecnológico e a em­presa foi selada com a presença do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), do presidente do Supe­ra Parque, Sandro Scarpelini, e de Alex Gasparetto, diretor-pre­sidente da GasBrasiliano, entre outras autoridades.

No encontro, foi anuncia­da a realização de um estudo sobre a aplicação do gás na­tural e biometano como com­bustível de transição energé­tica no transporte público de Ribeirão Preto. O projeto será totalmente fomentado pela distribuidora de gás, que atende a região em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Es­tado de São Paulo (Arsesp), e será executado pela Consulgas.

Estudo
O estudo promovido pela GasBrasiliano vai elaborar uma base comparativa entre o gás na­tural e o biometano, sob a ótica da gestão de transporte público do município. O resultado será a comparação entre as alternativas existentes, a avaliação de como as duas opções citadas anterior­mente se posicionam na transição energética, e um relatório sobre os impactos nas contas públicas, nas tarifas e no meio ambiente.

A tecnologia emprega­da nos veículos a gás natural veicular (GNV) e biometano, utilizados no estudo, já atende à norma Euro 6 que será exigi­da a partir de 2023. A conclu­são será compartilhada com a Prefeitura com o objetivo de contribuir para a tomada de decisão em relação à revisão da estratégia de matriz energética municipal e ao Plano de Mobi­lidade Urbana (PMOB). Para a distribuidora, o estudo contri­buirá para alavancar a inserção do gás natural e do biometano no segmento de frotas pesadas.

Parceira
O gerente do Supera Par­que, Eduardo Cicconi, afirma que a parceria do complexo tecnológico, por meio do Su­peraLab, com a GasBrasiliano tem o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconô­mico da região por meio da geração de inovação. “O em­preendedorismo e a inovação tecnológica estão no DNA do Supera Parque”, diz.

Com o SuperaLab, o Par­que Tecnológico busca contri­buir de forma sistemática com o ecossistema de inovação, ge­rando um conjunto de práticas inovadoras e proporcionan­do insights e conexões entre os atores. O laboratório conta com uma estrutura física de es­paço compartilhado, com 170 metros quadrados – disponível para receber times de inovação das empresas parceiras, com mesas fixa de trabalho; espaço para eventos e para reuniões.

Supera Parque
O Supera Parque de Inova­ção e Tecnologia de Ribeirão Preto é gerido pela Fundação Instituto Pólo Avançado da Saúde (Fipase), resultado de uma parceria entre Universi­dade de São Paulo (USP), pre­feitura de Ribeirão Preto e Se­cretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Instalado no campus da USP, abriga a Supera Incuba­dora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a asso­ciação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Ne­gócios. Ao todo, são 82 empre­sas instaladas.

São 60 no Supera Incubado­ra de Empresas de Base Tecno­lógica e 22 empreendimentos no Centro de Negócios. O parque tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a im­plantação do Container Park, um novo complexo empresa­rial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.

Postagens relacionadas

Até 2030, carros a energia devem ser 10% da frota global

Redação 1

Greenpeace pede suspensão de atividade em 167 barragens de rejeitos da Vale

Redação 1

Projeto veta fogos de artifício em RP

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com