A edição da #ViradaSP Online 2021 acontece neste sábado, 11 de setembro, em parceria com Ribeirão Preto. O município foi selecionado a partir de chamada pública do programa #JuntospelaCultura, realizada este ano. Serão transmitidas 22 atividades ligadas à cidade. Diferentes linguagens artísticas compõem as atrações locais.
Entre elas estão a performance “Da criação do mundo ao folclore africano com La Diva Croquete (Evaristo Moura)”; shows do Projeto Choro da Casa e Grupo Pó de Café; o Iron Ladies – único tributo feminino a representar Iron Maiden na América Latina –; a cantora Fernanda Marx e o espetáculo “Quem nunca viu o mar?”, com a Cia. Teatro de Riscos.
Além de valorizar os aspectos culturais de cada município, a #ViradaSP Online 2021 apresenta peculiaridades e pontos turísticos das cidades. Já consagrada no calendário cultural, o evento será transmitido durante doze horas seguidas, gratuitamente, tanto pela plataforma #CulturaEmCasa como pelo seu aplicativo, disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android e pela página oficial da prefeitura de Ribeirão Preto no Facebook.
Além das atrações locais, Maria Gadú, Fundo de Quintal e Ras Bernardo estão entre os shows especiais para a #ViradaSP Online21 Ribeirão Preto, uma maratona de música, artes cênicas e cultura urbana. Outro destaque é o quadro especial Rolando Prosa, capitaneado por Rolando Boldrin.
“A Virada SP é uma iniciativa de ampliação do acesso à cultura e de formação de público que valoriza a diversidade e a qualidade”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão. “O objetivo é ressaltar o papel estratégico das expressões artísticas para a promoção do desenvolvimento humano e econômico de todas as regiões do Estado.”
“Importante destacar que a excelência cultural do evento é moldada e protagonizada por artistas locais e pelo fundamental incentivo promovido pelas gestões municipais. Com a transmissão online, totalmente gratuita, via plataforma de streaming e pelo aplicativo #CulturaEmCasa, amplia-se a difusão desta riqueza artística das cidades paulistas para o restante do país”, ressalta Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.
Para a secretária da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, Isabella Pessoti, ver projetos inscritos em todas as modalidades do programa Juntos Pela Cultura é gratificante. “Ter cinco propostas contempladas no programa #JuntospelaCultura, reflete o potencial de produção cultural de Ribeirão Preto e a qualidade dos projetos que aqui são desenvolvidos. Tal feito foi reconhecido pelo governo estadual ao nos conceder o título de capital cultural, pela efervescência do nosso cenário artístico e o estímulo dado ao setor.”