Neste sábado, 2 de outubro, todos os mais de cinco mil postos de vacinação do Estado de São Paulo estarão abertos das sete às 19 horas no “Dia V”. O objetivo é aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, especialmente em quem está com a vacinação atrasada.
Em Ribeirão Preto, a Secretaria Municipal da Saúde não vai aderir. Por meio de nota, diz que “as campanhas estão sendo promovidas semanalmente, inclusive com repescagens em andamento, estão suprindo a imunização na cidade. Mais campanhas serão abertas, sempre que necessário. Portanto, não haverá ‘Dia V’ na cidade.
São Paulo também vai aplicar a terceira dose da vacina em profissionais da saúde a partir da próxima segunda-feira, 4 de outubro. Cerca de um milhão de profissionais serão beneficiados. Para receber a dose de reforço, é necessário ter completado o esquema vacinal há pelo menos seis meses.
Além dos profissionais da área de saúde, a dose adicional de vacina contra a Covid-19 já começou a ser aplicada em idosos acima de 60 anos e pessoas imunossuprimidas acima de 18 anos no estado de São Paulo. A terceira dose tem sido aplicada nos grupos mais vulneráveis.,
No caso de idosos, a proteção tem diminuído após o período de seis meses, por isso a necessidade de uma dose adicional para dar proteção. Já os profissionais da área de saúde devem reforçar a vacinação porque atuam diretamente na linha de frente de combate ao novo coronavírus. O Corujão da Saúde será retomado.
Na primeira fase serão ofertados gratuitamente 335 mil exames de onze tipos diferentes como biópsias, tomografias computadorizadas e ultrassonografias. Hospitais públicos e privados, como Albert Einstein, Sírio Libanês e Oswaldo Cruz, farão parte da iniciativa. Nos hospitais públicos, o programa começa nesta sexta-feira (1º). Nos hospitais privados, a data de início é 11 de outubro.