As regras para a utilização do corredor de ônibus na avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, Zona Norte da cidade, sofreram alterações por parte da prefeitura de Ribeirão Preto. Após pressão de comerciantes, funcionários e entidades que representam o setor, a RP Mobi – empresa responsável pelo trânsito e transporte urbano da cidade – decidiu flexibilizar de vez as normas para o tráfego de veículos
Vinte e quatro horas depois de passar a autuar o motorista que parasse, estacionasse ou trafegasse nas faixas exclusivas para ônibus da avenida Dom Pedro I, a RP Mobi afrouxou ainda mais as regras de trânsito nas faixas exclusivas do transporte coletivo na via.
Nesta quarta-feira, 11 de outubro, a empresa anunciou que, “após estudos técnicos”, de segunda a sexta-feira o corredor de ônibus vai operar exclusivamente para ônibus somente entre seis e nove horas da manhã e das 16 e 19 horas, horários de pico.
Aos sábados, a faixa do corredor de ônibus será exclusiva para a passagem de ônibus apenas entre seis e nove horas. Nos demais horários, na ausência de coletivos, os veículos particulares estão livres para transitar. Aos domingos e feriados, está tudo liberado. As novas regras passam a valer a partir desta quinta-feira, dia 12, outubro.
Além disso, a RP Mobi informa que nas ruas perpendiculares à avenida Dom Pedro I estão sendo disponibilizadas aproximadamente 400 vagas que contarão com o sistema da Área Azul Digital para facilitar o estacionamento e melhorar a mobilidade na região. O serviço de carga e descarga de mercadorias é permitido entre 9h30 e 11h.
A RP Mobi aplicou, de janeiro a agosto deste ano, 53 multas para motoristas que trafegaram em faixas exclusivas para ônibus na avenida Dom Pedro I nos horários de pico. Em 25 de setembro, teve início a “fase de conscientização”, que terminou na segunda-feira (9), mas a proposta de acabar com o estacionamento na via inclusive fora dos horários de pico desagradou comerciantes. Eles promoveram protestos, disseram que as vendas despencariam 30% e que o comércio na avenida poderia acabar.
Até esta quinta-feira, veículos particulares podiam utilizar a faixa exclusiva somente para conversões à direita (em trechos devidamente sinalizados) e também para acessar determinado estabelecimento comercial ou residencial. As faixas de ônibus bestavam liberadas apenas táxis com passageiros embarcados e veículos de emergência.
São viaturas do Corpo de Bombeiros, ambulâncias e veículos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de forças de segurança, como polícias Militar e Civil, Guarda Civil Metropolitana e de fiscalização de trânsito. A multa para o motorista que descumprir as regras é de R$ 293,47.
Também recebe sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mesmo com a autorização do uso das faixas exclusivas pelos taxistas, não é permitida a parada para embarque ou desembarque de passageiros dos táxis nas estações de ônibus.
Corredor – Em 27 de outubro de 2022, a prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou o corredor de ônibus da Dom Pedro I. Começou a ser construído junto com o da avenida Saudade, nos Campos Elíseos, em janeiro de 2020, com previsão de término para fevereiro de 2021.
No total, o investimento da prefeitura de Ribeirão Preto nas obras foi de R$ 49.804.623,71. O corredor de ônibus da avenida Saudade foi inaugurado em 17 de abril deste ano. Após uma fase de orientação aos motoristas, as autuações começaram em 2 de maio.
Como está definido:
De segunda a sexta-feira:
O corredor de ônibus operará exclusivamente para o trânsito de ônibus entre as 6h e as 9h da manhã e das 16h e 19h no período da tarde.
Horário de Carga e Descarga:
Carga e descarga de mercadorias serão permitidas entre às 9h30 e 11h.
Aos sábados:
A faixa do corredor de ônibus será exclusiva para a passagem de ônibus apenas entre as 6h e as 9h.
Nos demais horários, na ausência de ônibus nesta faixa, os demais veículos poderão transitar.
Domingos e feriados:
O trânsito é livre na faixa de ônibus, permitindo a circulação de todos os veículos.
Além disso, informamos que nas ruas perpendiculares à avenida Dom Pedro I, estão sendo disponibilizadas aproximadamente 400 vagas que contarão com o sistema da Área Azul Digital. Este sistema visa facilitar o estacionamento e melhorar a mobilidade na região.
O corredor Dom Pedro I é composto pelas avenidas Fábio Barreto, Marechal Costa e Silva, Dom Pedro I e Luiz Galvão César, além das ruas Silveira Martins e Capitão Salomão.